Deficiência do Qi do Baço

Sinais e Sintomas Cansaço, letargia, fraqueza, problemas de apetite, distensão abdominal, fezes soltas e insegurança Pulso Vazio Língua

Pálida e flácida, marcas de dentes

Tratamento VC12 , E36, BP3 Ton M (Ross)
B20, B21, E21, E36, BP6, BP9, TA4, F13 (Auteroche)
VC12 , E36, BP3 , BP6, B21 (Maciocia)
Patologia

Esta é sem dúvida a patologia mais comum do baço devido a padrões de dieta irregular e uso excessivo da mente para estudar ou trabalhar.
Este padrão também é central para todas as outras desarmonias do baço uma vez que todos os outros padrões de deficiência são variações deste.
A obstrução da função do baço de transportar e transformar causa vários sintomas digestivos tais como distensão abdominal, perda de fezes e anorexia. Como o baço é responsável pela distribuição do qi de nutrição quando este estiver deficiente os membros estarão debilitados e daí o cansaço e a lassitude.
Se o qi do baço for deficiente por um longo período a inabilidade do qi do baço para transformar os fluídos pode originar a umidade que obstruirá o tórax e o epigástrio causando a sensação típica de plenitude.
A umidade é pesada e difícil de eliminar, acumula-se nos músculos causando uma sensação de peso ( que pode ser na cabeça ou nos membros). A náusea é causada pela obstrução da umidade no epigástrio impedindo o Qi do estômago de descender.
A língua numa deficiência crônica de Qi baço tende a Ter edema nas laterais, mas somente na seção média da língua. Mesmo nos casos mais severos as laterais serão edemaciadas e apresentarão pequenas rachaduras transversais.
O pulso vazio reflete a deficiência do Qi.


Etiologia

 

Dieta

O consumo excessivo de alimentos frios e crus pode impedir a função do baço de transformar e transportar conduzindo a este padrão de deficiência. Alimentar-se em períodos irregulares ou em excesso ou ter uma dieta pobre em proteínas também podem produzir este padrão.

Tensão mental

O excesso de pensamento ou tensão mental por muito tempo podem também causar este padrão, que é muito comum em estudantes, executivos ou pessoas que tem uma atividade mental muito intensa por longo período durante o dia, especialmente se o fazem depois de uma refeição apressada ou conduzirem discussões e negócios durante as refeições.

Clima

A exposição prolongada a umidade tanto em termos do clima como do local de habitação podem provocar este padrão


Patologias crônicas

Qualquer doença persistente tende a enfraquecer o Qi do baço e conduzi-lo a uma deficiência. Esta é uma das razões pela qual se acha freqüentemente catarro neste tipo de patologia, já que o enfraquecimento do qi do baço leva a formação da fleuma.


MENU SÍNDROMES