Deficiência do Yin do Pulmão

Sinais e Sintomas Cansaço, mas inquieto, rubor na região malar, dor de garganta com secura, tosse seca com pouca fleuma, voz rouca.
Pulso fino, rápido .
Língua Vermelha , fina, seca, sem saburra.
Tratamento VC4, VC17, P5, P9, R6, E36 Ton; P10, R2 Disp (Ross)

P6, P9, P10, R3 , B43, B13, B23, BP6 (Auteroche)

P9, VC17, B43, B13, VG12, VC12 , VC4, R6, VC12 , P10 (Maciocia)
Patologia

É caracterizada pela deficiência dos líquidos corpóreos e secura resultante, daí a tosse, boca e garganta seca, prurido na garganta e voz rouca.
Quando esta deficiência do yin for pronunciada o calor vazio será produzido causando febre baixa, sensação de calor, rubor malar, calor nos cinco palmos, sudorese noturna e pulso rápido.
A língua vermelha e descascada é indicativa de deficiência do yin como vazio calor ( esta situação aparece somente nos casos tardios de deficiência do yin)
As rachaduras transversais na área do pulmão são mais comuns de aparecerem nos casos de deficiência de yin do pulmão que na deficiência de Qi do mesmo.


Etiologia Este padrão pode –se desenvolver depois de um longo tempo de deficiência de Qi do pulmão.
A deficiência de yin do pulmão é freqüentemente associada a uma deficiência de yin do estômago e ou do rim. Uma dieta irregular, tal como se alimentar tarde da noite ou com pressa pode causar deficiência de yin do estômago enquanto que o excesso de trabalho por um período longo de tempo pode causar uma deficiência do yin do rim.
Este padrão também pode se desenvolver a partir de uma condição de secura do pulmão que pode ter causa interna ou externa

MENU SÍNDROMES