Deficiência do Yang do Rim
Sinais e Sintomas Exaustão, extremidades inferiores frias, falta de interesse, depressão, impotência.
Pulso Vazio, profundo, Lento.
Língua Pálida, de volume aumentado, úmida, saburra branca.
Tratamento VC4, VC6, E36, R2, R7 , Ton M (Ross)
TA4, TA6, B23, R7 , R9, VG4, VG14, VB39 (Auteroche)
B23, Homem VG4, VC4, VC6 , R3, R7, B52 (Maciocia)
Patologia

Este é um padrão clássico de deficiência de yang sendo caracterizado pelo frio interior.
Quando o yang do rim for deficiente o portão da vitalidade falha ao aquecer o organismo causando uma sensação de frio nas costas e joelhos e aversão ao frio.
Com o yang do rim deficiente o qi não é suficiente para fortalecer os ossos e as costas causando lombalgia e debilidade nas pernas e nos joelhos.
O yang deficiente falha ao aquecer a essência e portanto a energia sexual é privada da nutrição da essência e do aquecimento do yang do rim o que resulta em ejaculação precoce masculina e infertilidade feminina ou mesmo frigidez.
Quando o rim for deficiente falha ao aquecer ao transformar fluídos que se acumulam resultante em urina abundante e clara. Os fluídos se acumulam debaixo da pele causando edemas nas pernas e na língua fazem com que esta fique edemaciada e úmida.
O yang deficiente do rim falha ao nutrir o baço e portanto os músculos não são adequadamente nutridos o que causa lassitude e língua pálida. Sob o ponto de vista psicológico isto se manifesta com apatia, indisposição, falta de vontade para empreender qualquer projeto.
A anorexia e a perda de fezes são decorrentes da ausência de nutrição do baço pelo rim.

 


Etiologia 1. Patologia crônica pode causar deficiência do yang do rim após um período prolongado
2. Atividade sexual excessiva pode causar deficiência do yang do rim, sobretudo se alguém é exposto ao frio imediatamente após a atividade sexual
3. Retenção da umidade ( provocada pela deficiência do baço por um período prolongado, eventualmente pode provocar uma obstrução no movimentos dos fluídos conduzindo portanto a deficiência do yang
4. Idade avançada no sentido já explicado anteriormente

MENU SÍNDROMES