COR DO CORPO DA LÍNGUA

Voltar ao Menu


ROSA
LÍNGUA PÁLIDA
LEVEMENTE VERMELHA
Ponta vermelha
Lados vermelhos e levemente aumentados
Centro vermelho
Centro vermelho e descascado
Raiz vermelha
Vermelha e úmida
Vermelha, seca e com saburra
Vermelha, seca e sem saburra
Vermelha e brilhante
como um espelho
Vermelha-escarlate brilhante
MÁCULAS OU PONTOS VERMELHOS/ROXOS
PONTOS VERMELHOS NA RAIZ
Pontos vermelhos na raiz com saburra amarela
Pontos vermelhos na raiz sem saburra
Máculas vermelhas na raiz
PONTOS VERMELHOS NAS LATERAIS
VERMELHA COM MÁCULA ROXA NO CENTRO
VERMELHA COM ESPÍCULAS

VERMELHA E DESCASCADA
VERMELHO-ESCURA
PÚRPURA

LÍNGUA AZUL

Reflete a saúde dos Órgãos Yin, sangue e Qi nutritivo.

É o aspecto individual mais importante da obsrevação. Quase sempre reflete a verdadeira condição do corpo, independente das condições temporárias como as resultantes de esforços físicos recentes ou aborrecimento emocional.

Do ponto de vista de identificação dos padrões,baseada nos oito princípios, reflete as influências de calor e de frio; Yin, Yang, Qi ou sangue;e estagnação.

 ROSA
                 Vermelho-pálida e de "aparência fresca", muito parecida com um pedaço de carne fresca. A língua é considerada, na MTC, o prolongamento do Coração, significando que a condição do Qi e do sangue do Coração estão nela refletidas. Um corpo da língua normal indica que a língua está recebendo um suprimento suficiente de sangue do Coração. Entre os órgãos Yang, o Estômago é o que mais influencia a língua, sendo responsável pela produção da saburra normal da língua e também por enviar fluidos até ela. Portanto, a cor tende a ser mais pálida se os fluidos não estiverem chegando até ela. Portanto, a cor normal da língua depende do suprimento normal de sangue do Coração e dos fluidos do Estômago.

 

 LÍNGUA PÁLIDA

deficiência de Yang ou sangue

·                 Pálida e úmida:  A língua pálida e molhada indica deficiência de Yang do Baço, que falha em transformar e transportar os fluidos, causando acúmulo de fluidos na lígua. Uma deficiência crônica de Yang do Baço pode facilmente levar à deficiência de Yang do Rim, sendo que nesse caso, a língua também estaria aumentada. Os sintomas incluem falta de apetite, distensão abdominal, lassidão, mãos e pés frios, calafrios, diarréia, urina frequente, impotência, falta de libido,  fadiga, face pálida e brilhante e pulso fraco e profundo. Pode ser decorrente de consumo excessivo de alimentos crus e frios e bebidas frias.

·                 Pálida e seca: O sangue e os fluidos estão intimamente relacionados, que a insuficiência de um leva à deficiência do outro. São ambos parte do Yin do corpo. Quando o sangue está deficiente, não chega sangue ou fluidos suficientes na língua, que se torna pálida e seca. Sintomas incluem sensação de formigamento, tontura, memória prejudicada, olhos secos, pele seca e com prurido, unhas quebradiças, vertigem, insônia, dismenorréia ou amenorréia, infertilidade, tremores, face pálida e pulso áspero.

·                 Pálida, brilhante e lustrosa: indica que a saburra saiu completamente e a superfície da língua parece carne de galinha. Isso indica deficiência crônica do Qi e do sangue do Estômago e do Baço. A fraqueza do Estômago e do Baço de longa duração vai com o tempo induzir uma deficiência do Qi e do sangue, já que o Baço é a fonte de sangue e o Estômago é a origem do Qi adquirido. Sintomas incluem lassidão extrema, falta de apetite, dor epigástrica, emagrecimento e fraqueza dos membros.

 

 LEVEMENTE VERMELHA

Indica uma condição patológica decorrente do Calor, seja por deficiência ou excesso. Se apresentar saburra indica Calor-Cheio; sem saburra indica Calor-Vazio. A distribuição do vermelho sobre a superfície da língua e suas alterações refletem claramente a evolução da doença. Apenas a ponta da língua vermelha indica que o Calor patogênico está alojado nas camadas superficiais do corpo (Wei Qi). A língua toda vermelha indica Calor no nível do Qi. Língua vermelha-escura  com pontos vermelhos ou roxos indica Calor em Qi nutritivo e sangue. Os sinais gerais de calor incluem vermelhidão da face e dos olhos, febre, sede, lábios secos, constipação, urina escura e pulso rápido.

·                 Ponta vermelha: indica fogo no Coração. Se toda a língua estiver vermelha ou vermelho-escura  e a ponta estiver ainda mais vermelha, indica a presença de Calor nos níveis do sangue e Qi nutritivo e de fogo no Coração. Esta condição está geralmente associada com problemas emocionais persistentes  como depressão, raiva reprimida ou ressentimento. Se existentes por um longo período, essas emoções causam estagnação do Qi, que se torna confinado ou "comprimido", fazendo surgir calor. Sintomas de inquietação mental, irritabillidade, insônia, sensação de opressão no peito, depressão.

          Apenas a ponta vermelha, com a cor do corpo da língua normal indica problemas emocionais menos intensos ou é uma situação causada por falta de sono e não indica necessariamente fogo no Coração.

          Se for uma área maior da ponta da língua vermelha com saburra fina e amarela, é uma indicação de           Calor no Pulmão.

·                 Lados vermelhos e levemente aumentados indicam excesso de Yang do Fígado ou Fogo do Fígado. geralmente decorrente de problemas emocionais existentes há muito tempo, particularmente envolvendo raiva ou ressentimento. Sinais clínicos envolvem irritação e propensão à raiva, cefaléia, tontura, gosto amargo na boca, constipação, pulso em corda e língua vermelha com lados vermelhos.

·                 Centro vermelho e o restante cor normal indicam Calor no Estômago. Sintomas: sensação de queimação no epigástrio, sede, constipação, lábios ressecados, inchaço e dor nas gengivas e pulso rápido.

          Se o centro da língua estiver vermelho-arroxeado indica estase de sangue no Estômago, tendo        sintomas como dor intensa em pontada no epigástrio, vômitos de sangue escuro, sangramento nas    gengivas e pulso firme.

          Centro vermelho e descascado indica deficiência de Yin do Estômago levando ao Calor, com     sintomas de boca seca, sensação de queimação nos lábios, sede com desejo de líquidos quentes, ou         de beber em pequenos goles, fezes ressecadas, garganta seca, dor epigástrica e pulso rápido e fino.   Esta conição surge de excesso de trabalho com hábitos alimentares irregulares (fazer refeições tarde da noite, refeições irregulares, comer apressado ou preocupado)

·                 Raiz vermelha indica deficiência de Yin de Rim. Porém esta é uma condição rara, já que o Yin do Rim é a base de toda energia Yin do corpo; quando o Yin do Rim está deficiente, todo Yin do corpo fica deficiente e a língua se torna toda vermelha e descascada. Se a raiz estiver mais vermelha e descascada, é uma indicação  de presença de deficiência do Yin do Rim com preponderância de fogo ministro patológico em decorrência da deficiência dentro dos Rins. Sintomas: rubor malar, inquietação mental, transpiração noturna, febre ao entardecer, insônia, urina escassa e escura, garganta seca à noite, fezes ressecadas, desejo sexual excessivo, emissões noturnas e pulso fino e rápido.

·                 Vermelha e úmida indica Calor no nível nutritivo e retenção de umidade. Isso acontece quando há ascensão do Yang do Fígado ou fogo no Fígado, tornado a língua vermelha, deficiência de Qi do Baço-Pâncreas, que leva à formação de umidade. Manifestações clínicas serão aquelas de ascensão do Yang do Fígado e de deficiência do Qi do Baço-Pâncreas, com retenção de umidade: cefaléia, tontura, tendência a ficar com raiva facilmente, face vermelha, distensão abdominal, digestão difícil, tendência a reter mucosidade nas vias nasais ou no peito e pulso em corda e escorregadio.

·                 Vermelha, seca e com saburra indica Calor por excesso no interior. A secura é decorrente do consumo dos líquidos corporais pelo calor. A língua fica com saburra amarela. Manifestações clínicas: vermelhidão da face e dos olhos, febre habitual, constipação, urina escura, sede e pulso rápido e cheio.

·                 Vermelha, seca e sem saburra indica deficiência de Yin sendo a secura decorrente do consumo dos  fluidos corporais, que são parte Yin do corpo, com calor por deficiência.  

·                 Vermelha e brilhante como um espelho indica deficiência de Yin e falta de fluidos corporais. Esse tipo de língua pode surgir após um curso de tratamento com antibióticos (do ponto de vista da fisiologia chinesa, os medicamentos lesam os fluidos Yin do Estômago e Intestinos). Manifestações clínicas numa condição crônica evidenciando esse tipo de língua serão aquelas de deficiência do Yin do Estômago e/ou Rim. Sintomas de deficiência de Yin do Estômago: boca seca, sensação de queimação nos lábios, sede com desejo de líquidos quentes, ou de beber em pequenos goles, fezes ressecadas, garganta seca, dor epigástrica e pulso rápido e fino. A deficiência de Yin do Estômago é amiúde transmitida ao Intestino Grosso, manifestando constipação com fezes pequenas e ressecadas difíceis de serem expelidas, geralmente manifestados por idosos, franzinos e decorrente de maus hábitos alimentares, excesso de alimentos muito condimentados, os quais agridem o Yin do Estômago, e do consumo excessivo de alimentos ácidos. Se a condição é a de deficiência de Yin do Rim ou deficiência de Yin do Estômago, as manifestações clínicas também podem incluir zumbidos, surdez, dor lombar, memória prejudicada, transpiração noturna, secura da boca e garganta durante a noite, sede, calor nos cinco centros (sensação de calor no esterno, palmas das mãos e plantas dos pés), emissões noturnas, constipação, urina escura e pulso flutuante, vazio e rápido.

·                 Vermelha-escarlate brilhante e tendendo ao rosa, geralmente também se encotra lustrosa, indicativo de deficiência de Yin. Este tipo de língua está mais frequentemente associada com deficiência de Yin do Pulmão ou do Coração, casos em que a língua também poderia estar escarlate apenas na ponta (Coração) ou na parte anterior (Pulmão).

          A deficiência de Yin do Pulmão é quase sempre a consequência de uma deficiência do Qi do Pulmão        de longa duração.Sintomas: tosse seca ou com pouco muco que pode ter vestígios de sangue,secura          da boca e da garganta, transpiração noturna, calor nos cinco centros e pulso fino e rápido.

          A deficiência de Yin do Coração é mais comumente causada por problemas emocionais profundos        (preocupações, mágoas, ansiedade contínuas) em conjunção com excesso de trabalho ou estresse        físico excessivo, que enfraquece o Yin do Rim. Sintomas: inquietação mental, calor nos cinco centros,           transpiração noturna, insônia, secura da garganta, palpitações, memória prejudicada, e pulso fino e           rápido.

 

MÁCULAS OU PONTOS VERMELHOS/ROXOS

Geralmente os pontos vermelhos indicam calor no sangue, se estiverem elevados da superfície da língua e bem pontiagudos. As máculas vermelhas indicam calor e estase de sangue; quanto maiores as máculas, mais grave a estase.

 PONTOS VERMELHOS NA RAIZ

Calor ou estagnação de sangue no Aquecedor inferior.

·                 Pontos vermelhos na raiz com saburra amarela é indicativo de Calor na Bexiga ou nos Intestinos. Calor na Bexiga terá sintomas como sensação de queimação durante a micção, urina escura e escassa e pulso rápido e em corda na posição proximal esquerda. São casos com diagnóstico biomédico de cistite ou uretrite. Calor nos Intestinos apresentará dor abdominal, constipação, talvez alternando com diarréia, sangue nas fezes, sensação de queimação no ânus, urina escura e pulso rápido, cheio e em corda em ambas as posições proximais. As mulheres também poderão apresentar Calor no útero, apresentando períodos menstruais dolorosos, com sangue escuro e com coágulos, pulso em corda.

·                 Pontos vermelhos na raiz sem saburra, os pontos na  raiz indicam "fogo afoito" (fogo ministro patológico) dentro dos Rins ascendendo em decorrência da deficiência do Yin do Rim.

·                 Máculas vermelhas na raiz indicam estase de sangue no Aquecedor Inferior. A etiologia e as manifestações clínicas são as mesmas, sendo a única diferença a estase de sangue e calor. Envolve a presença de dor localizada mais intensa, que é persistente e constante ou em pontada

 PONTOS VERMELHOS NAS LATERAIS

Indicam fogo no Fígado ou ascensão do Yang do Fígado. Nesse caso os pontos são distribuídos na forma de uma linha nas bordas da língua, ou em apenas um dos lados. Se ocorrerem apenas do lado direito, indicam calor na Vesícula Biliar; se apenas do lado esquerdo, indicam fogo no Fígado. Esta condição é geralmente decorrente de problemas emocionais, como raiva e ressentimento de longa data, e também do consumo excessivo de alimentos condimentados ou gordurosos, frituras ou álcool. Manifestações clínicas: cefaléia, vermelhidão da face e dos olhos, gosto amargo na boca, tontura, zumbidos, urina escura, constipação, irritabilidade com facilidade, cefaléia, tensão pré-menstrual, pulso rápido e cheio. Se houver calor na Vesícula Biliar também haverá dor nos hipocôndrios, suspiros e icterícia.

Língua vermelha com máculas roxas ou vermelhas nas laterais indicam calor e estase de sangue no Fígado. Geralmente é consequencia de uma estagnação de Qi do Fígado durante um longo tempo. As manifestações clínicas incluem dor nos hipocôndrios, cefaléia  em pontada nas têmporas e olhos, tontura, zumbidos, gosto amargo na boca, dor maçante e em torção na região inferior do abdomen, dismenorréia, dor e distensão das mamas no período pré-menstrual, tensão pré-menstrual, menstruação irregular com sangue roxo-escuro e coágulos,endometriose, impotência, pulso em corda. As causas mais comuns desta condição são raiva por período prolongado, frustração e sentimentos reprimidos combinados com consumo excessivo de alimentos condimentados, gordurosos e álcool.

 

VERMELHA COM MÁCULA ROXA NO CENTRO

Indica calor com estase de sangue no Estômago, condição causada por hábitos alimentares irregulares. Manifestações clínicas: dor e distensão no epigástrio, dor localizada e constante, vômitos de sangue castanho-escuro, dor que piora com a pressão, regurgitação ácida, constipação e pulso cheio e apertado.

 

VERMELHA COM ESPÍCULAS

Quando as papilas ficam maiores que o normal e elevadas, como espinhos ou cerdas duras de uma escova.

As espículas indicam a presença de calor no nível do Qi nutritivo ou no Aquecedor Superior (Pulmões) ou no Aquecedor médio (Estômago).

·                 Espículas entre a ponta e/ou centro da língua: Calor nos Pulmões. Manifestações clínicas: febre, respiração rápida, tosse com secreção amarela, sede, secura na garganta e pulso rápido e cheio. Podem ser encontradas em casos de bronquite crônica.

·                 Espículas no centro da língua, geralmente com uma fissura larga no centro com espículas amarelas em seu interior. Manifestações clínicas: dor epigástrica, vômitos, fome, gengivas inchadas que sangram, constipação, sede e pulso rápido e cheio. Podem ser encontradas em casos de úlcera gástrica.

 

VERMELHA E DESCASCADA

Indica deficiência de Yin do Estômago (ausência de saburra) e deficiência de Yin do Rim (corpo vermelho).

 

 VERMELHO-ESCURA

A língua vermelho-escura indica um estágio mais grave e avançado do calor.

Vermelho-escura com área central seca e saburra indica calor por escesso nos níveis do Qi nutritivo e do sangue, quando há fogo no Estômago. Esta condição é causada por consumo excessivo de alimentos quentes e condimentados ou alimentos frios e ricos em gordura ou consumo excessivo de álcool. Manifestações clínicas: dor epigástrica, sangramento das gengivas, sensação de queimação no epigástrio, inquietação, sede, constipação e pulso rápido e com fluxo abundante.

A língua vermelho-escura com área central seca e sem saburra indica Calor surgindo da deficiência do Yin do Rim e do Estômago. A secura resulta do consumo dos fluidos corporais. O excesso de trabalho com hábitos alimentares irregulares é frequentemente causa deste tipo de língua. Manifestações clínicas: sede, secura na boca à noite, dor lombar, zumbidos, calor nos cinco centros, transpiração noturna, estado febril ao entardecer, rubor malar e pulso rápido e fino ou flutuante e vazio.

 

 PÚRPURA

Estagnação de sangue

·                 Púrpura-avermelhada, normalmente seca. Indica calor extremo nos níveis do Qi nutritivo e do sangue, com estase de sangue e consumo dos fluidos corporais. Apresenta sintomas gerais de dor localizada constante e em pontada, fluxo menstrual com sangue escuro e coágulos, agravação da dor à noite e pulso em corda, firme ou áspero, além de sinais de calor que variam de acordo com a sua localização no corpo:

·                 Ponta roxo-avermelhada indica estase de sangue no Coração com Calor, geralmente associada à Angina pectoris. Sintomas associados: dor no peito em pontada que pode se estender para as costas ou para região medial do braço esquerdo até o dedo mínimo, congestão torácica, palpitações, lábios arroxeados, face ruborizada, desejo de abrir as janelas para ter ar fresco, pulso em nó, firme ou áspero possivelmente abundante na posição distal esquerda. A língua também terá máculas vermelhas ou roxas na ponta, indicando estase de sangue no Coração.

·                 Língua roxo-avermelhado e distendida indica calor e estase de sangue no Fígado e/ou Coração, causados por consumo excessivode álcool por longo período. O extremo calor no Coração causa a língua distendida. Apresenta as mesmas manifestações clínicas descritas anteriormente (calor no Fígado e no Coração com estase de sangue, além de face muito vermelha, sede, constipação, urina escura e pulso rápido com fluxo abundante.

·                 Língua roxo-azulada indica Frio interno com estase de sangue. Maniestações clínicasestão normalmente associadas com a deficiência do Yang de longa data, com frio interno e estase de sangue: calafrios, frio nos membros, lábios azulados, dor abdominal, intestino solto, urina clara e copiosa, transpiração, impotência para homens, dismenorréia para mulheres e pulso profundo, firme, lento ou áspero. Outros sinais clínicos variarão dependendo da localização do frio interno:

·                           Ponta roxo-azulada: indica frio e estase de sangue no Coração, decorrente de uma deficiência de longa data do Yang do Coração. Manifestações clínicas: calafrios, mãos frias, tom roxo-azulado nos lábios, dor em pontada no peito que se estende para as costas ou ao longo do aspecto medial do braço esquerdo  chegando até o dedo mínimo, transpiraçao espontânea, palpitações, pulso profundo e em nó.

·                           Superfície central roxo-azulada: indica frio e estase de sangue no Baço-Pâncreas, decorrente da deficiência crônica do Yang do BP em mover o sangue. Sinais clínicos: calafrios, tom azulado dos lábios, frio nos membros, dor abdominal, fezes líquidas, falta de apetite, pulso lento e profundo.

·                           Laterais da área central roxo-azulada: indicam estase de sangue no peito, que pode afetar o Coração e/ou os Pulmões, geralmente junto a uma constituição de deficiência do Yang do Coração. Manifestações clínicas: cianose dos lábios, dor em pontada no peito, depressão mental e ansiedade, sensação de constrição no peito, calafrios e pulso áspero.

·                           Raiz roxo-azulada: indica frio e estase de sangue no Aquecedor Inferior, decorrente da deficiência de longa data do Yang do Rim. Essa deficiência leva à formação de frio interno que obstrui o movimento de sangue e leva à sua estase. Manifestações clínicas: calafrios, frio nos membros, edema, impotência, fezes líquidas, urina clara e copiosa, dor abdominal ou lombar, pulso lento, profundo e firme. Nas mulheres ainda dismenorréia com dor em pontada intensa, infertilidade e menstruação atrasada, com coágulos de sangue.

·                 Língua roxo-azulada e úmida: indica frio interno por deficiência do Yang, levando à estase de sangue. Especificamente, indica frio interno no Fígado e Rins, levando ao emperramento dos ligamentos e ossos, controlados respectivamente pelo Fígado e pelos Rins.

 

LÍNGUA AZUL

Indica frio congelado internamente por extrema deficiência de Yang com estase de sangue. As causas dessa condição são as mesmas da língua pálida: consumo excessivo de alimentos frios e crus, ou exposição ao tempo frio e úmido por longos períodos ocorrendo junto a uma constituição de deficiência do Yang. Manifestações clínicas: calafrios, frio nos membros, fezes líquidas, urina clara e copiosa, dor lombar, impotência, dismenorréia com períodos atrasados e fluxo escasso com coágulos de sangue.

·                 Azul sem saburra: indica frio congelado no interior com estase de sangue e colapso total do Qi e do sangue. Manifestações clínicas podem variar amplamente, mas os sintomas e sinais comuns incluem calafrios, dor e frio nos membros, transpiração oleosa, dor lombar, dor abdominal, fezes líquidas, urina clara e copiosa, deterioração dos movimentos dos membros podendo chegar a paralisia, extrema lassidão, impotência, dismenorréia com períodos atrasados e fluxo menstrual escasso com coágulos de sangue e pulso profundo, lento, fino ou disperso.

·                 Superfície central azul, escorregadia e gordurosa: indica frio interno no Estômago e Baço-Pâncreas, resultante da extrema deficiência do Yang do Estômago e Baço-Pâncreas. Manifestações clínicas: sensação de constrição no peito, distensão abdominal, tosse com secreção abundante branca e espessa, falta de apetite, lassidão, intestino solto, frio nos membros, náusea e vômitosm sensação generalizada de peso e pulso profundo, fino e lento.

Voltar ao Menu