Forma da Língua

Voltar ao Menu


ASPECTOS GERAIS

LÍNGUA FINA
LINGUA AUMENTADA
LÍNGUA RÍGIDA

LÍNGUA FLÁCIDA
LÍNGUA LONGA
LÍNGUA CURTA
FISSURAS
LÍNGUA SOLTA
LÍNGUA DESVIADA
LÍNGUA INSENSÍVEL
LÍNGUA MÓVEL
LÍNGUA TRÊMULA
LÍNGUA ENROLADA
MARCAS DENTÁRIAS
LÍNGUA ULCERADA
LÍNGUA COBERTA POR FERIDAS

ASPECTOS GERAIS
Deve incluir a forma propriamente dita (fina ou aumentada, comprida ou curta, partes específicas aumentadas), os aspectos da superfície da língua (fissuras ou úlceras), a textura do corpo da língua (flexível ou retesado) e qualquer movimento involuntário da língua (estremecimento, tremores, movimento de um lado p/ outro, curvar-se ou desviar-se).

A forma do corpo da língua normal não é nem fina demais nem aumentada demais; é mole e flexível, sem ser flácida; sua forma se afunila em direção à ponta; sua superfície não apresenta fissuras; pode ser estirada facilmente, não treme, não fica rígida ou imóvel involuntariamente.

Do ponto de vista dos oito princípios de identificação dos padrões, o significado clínico do corpo da língua reflete o estado dos Órgãos, o Qi e, especialmente o sangue. Também pode sugerir a presença de fatores patogênicos como Umidade, Fleuma ou Vento.

 VOLTAR AO MENU DO TOPO DA PÁGINA

LÍNGUA FINAPDVD_020

É aquela que se encontra mais fina que o normal e parece encolhida. A consistência do corpo da língua é consequente do suprimento normal de fluidos corporais à língua. Portanto, a língua com corpo fino sempre sugere deficiência de substências Yin.

·                 Fina, pálida e fina: indica deficiência de sangue.

·                 Fina, vermelha e fina: indica deficiência de Yin.

Os sinais e sintomas específicos dependerão de cada condição em particular e do Órgão envolvido.

 VOLTAR AO MENU DO TOPO DA PÁGINA

LÍNGUA AUMENTADAPDVD_018

É aquela que se encontra distendida e mais larga que o normal. Indica uma quantidade excessiva de fluidos chegando à língua.

·                 Aumentada, pálida e úmida: indica deficiência de Yang (especificamente do Yang do Baço e do Rim), levando à retenção de Umidade. Um tipo particular é a que se encontra com saburra pegajosa em toda a língua, indicando a retenção de Umidade ou Fleuma, normalmente com uma constituição de deficiência do Baço.

·                 Aumentada e vermelho-pálida com saburra amarela e escorregadia: indica retenção de Umidade-Calor no Estômago e Baço, decorrente da deficiência de Qi do Baço. Manifestações clínicas: plenitude e distensão abdominais, falta de apetite, sensação de peso, secura na boca, sede com incapacidade de beber grandes quantidades, náusea, vômito dor abdominal, intestino solto e, particularmente, fezes fétidas, sensação de queimação no ânus, urina amarela e escassa, febre, cefaléia, pulso rápido, fino e escorregadio.

·                 Aumentada, vermelha de aparência fresca: indica Calor no Estômago e Coração. Neste caso, o Calor no Estômago que é transmitido para o Coração e faz com que a língua fique aumentada,  já que esta é um prolongamento do Coração. Manifestações clínicas: sede, desejo por bebidas frias, vômitos, palpitações, insônia, vermelhidão da face, garganta seca e pulso rápido com fluxo abundante.

·                 Aumentada e roxa: indica alcoolismo com retenção de Umidade-Calor.

·                 Aumentada e roxo-azulado-escura: indica envenenamento que causa estase de sangue.

·                 Bordas aumentadas, pálida ou de cor normal: indica deficiência de Qi do Baço ou de Yang do Baço (neste caso as bordas também estarão úmidas).

·                 Lados aumentados, geralmente vermelha ou roxa: aumento mais uniformemente distribuído ao longo do comprimento da língua. Indica ascensão do Yang do Fígado ou fogo do Fígado. Manifestações clínicas: tontura, cefaléia, visão turva, irritabilidade, secura na boca, gosto amargo na boca, constipação, urina escura e amarela, pulso em corda.

·                 Ponta aumentada: se o corpo da língua estiver vermelho ou vermelho-escuro, indica ascensão de fogo no Coração; se o corpo da língua estiver vermelho-pálido, indica deficiência de Qi do Coração. Manifestações clínicas de ascensão de fogo no Coração: sede, gosto amargo na boca, insônia, irritabilidade, sensação de estar excessivamente aquecido, vermelhidão na face, úlceras na boca ou lábios e pulso rápido e com fluxo abundante. Já as manifestações clínicas da deficiência de Qi do Coração: palpitações, respiração curta depois de esforço físico, tez pálida e pulso fraco ou vazio.

·                 Aumento entre a ponta e a superfície central, geralmente pálida ou vermelho-pálida: indica deficiência de Qi do Pulmão com retenção de Umidade-Fleuma nos Pulmões. Manifestações clínicas: sensação de constrição no peito, talvez tosse com secreção branca e abundante, falta de apetite, respiração curta, letargia e pulso vazio ou levemente escorregadio ou fino e escorregadio.

·                 Aumento ao longo de uma fissura central: o corpo da língua pode apresentar uma fissura central se estendendo até a ponta, em cujos lados apesentando aumento. Se for vermelha, indica fogo no Coração; se for vermelho-pálida, indica deficiência de Qi do Coração. Manifestações clínicas citadas acima.

·                 Aumentada na metade da língua: quando apenas uma metade longitudinalmente do corpo da língua está aumentada, de forma que sua linha média não cai no centro real da língua. Indica deficiência de Qi e do sangue nos canais daquele lado do corpo, relacionado com canais e músculos. Esta condição é decorrente de má nutrição progressiva dos canais por deficiência do Estômago e Baço ou por lesão dos canais após doença inflamatória prolongada. Manifestações clínicas: sensação de fraqueza de um lado do corpo, sensação de ferroadas e agulhadas ou formigamento de um lado do corpo.

·                 Aumento altamente localizado de um lado: indica deficiência ou estagnação do Qi na região do corpo correspondente à área aumentada. O lugar mais comum é o terço frontal de um dos lados da língua, na área correspondente ao tórax. Geralmente a língua é pálida ou normal, indicando deficiência do Qi no tórax com provável retenção de Umidade. Se a língua estiver vermelha indica estagnação do Qi e/ou sangue na região correspondente, resultando de problemas emocionais como mágoa ou depressão.

·                 Língua em forma de martelo: raiz de forma regular, mas extremamente aumentada no terço frontal. Indica deficiência grave do Qi do Baço e do Estômago. Geralmente associada a doenças mentais. Tem como causas o excesso de trabalho, hábitos alimentares irregulares, voltar a trabalhar logo depois de comer, além de atividade sexual excessiva durante muitos anos.

 VOLTAR AO MENU DO TOPO DA PÁGINA

LÍNGUA RÍGIDAPDVD_040

 É aquela que perdeu sua maleabilidade e flexibilidade. Parece dura e é incapaz de se mover livremente.

·                 Vermelha ou vermelho-escura: indica Calor exterior invadindo o Pericárdio. Manifestações clínicas: febres altas, delírio, discurso ininteligível, afasia, convulsões e pulso rápido com fluxo abundante. É um caso de doença aguda.

·                 Seca e vermelha ou vermelho-escura: indica Calor lesando os fluidos. Os sinais variam de acordo com o Órgão principal envolvido, mas de modo geral apresentará sinais e sintomas de má nutrição de ligamentos, músculos e canais, como reigidez muscular, cãimbras, deterioração dos movimentos e dificuldade para andar.

·                 Seca, vermelha e com a ponta ainda mais vermelha: ascensão do fogo do Coração. Manifestações clínicas: insônia, sede, gosto amargo na boca, irritabilidade, palpitações, úlceras na boca, vermelhidão da face e pulso rápido e cheio.

·                 Cor normal ou pálida: Vento interno. É frequentemente observada em pacientes que sofreram um golpe de Vento (Acidente Vascular Cerebral). Sinais de sequelas do golpe de Vento: hemiplegia, assimetria da face, discurso ininteligível, rigidez muscular e desvio da língua.

 VOLTAR AO MENU DO TOPO DA PÁGINA

LÍNGUA FLÁCIDAPDVD_042

É frouxa e não consegue se mover facilmente, podendo apresentar aparência enrugada. São causadas pela falta de nutrição da língua em decorrência da deficiência de fluidos corporais e da má nutrição dos canais. Do ponto de vista dos oito princípios de identificação dos padrões, a língua flácida sempre indica uma condição de deficiência que, entretanto, também pode ocorrer em conjunção com um aspecto de excesso, como o Calor.

·                 Pálida: esgotamento de Qi e sangue do Baço e Coração. Manifestações clínicas: fraqueza dos membros e em casos graves atrofia dos músculos, palpitações, insônia, lassidão, falta de apetite, intestino solto, hipersonia e pulso fraco.

·                 Vermelha: indica que o Calor consumiu os fluidos corporais. Se houver saburra indica Calor por excesso nos Pulmões, Coração, Fígado ou Estômago (manifestações clínicas já previamente descritas). A condição mais comum é o Calor invadindo os Pulmões. Quando o Calor externo invade os Pulmões e não é adequadamente tratado, penetra no interior queimando os fluidos corporais e lesando a função dos Pulmões de dispersar os fluidos do corpo e fazer com que descendam. Manifestações clínicas: tosse seca ou com pouca secreção purulenta e amarelada, epistaxe, dor de garganta, secura da boca, febre, inquietação, abertura das narinas e pulso rápido, cheio e amplo.

·                 Vermelho-escura e muito seca: indica extrema deficiência de Yin do Rim, levando à depleção grave dos fluidos corporais pelo Calor (manifestações clínicas já anteriormente descritas).

 VOLTAR AO MENU DO TOPO DA PÁGINA

LÍNGUA LONGAPDVD_213

É bem fina na largura, mas não na espessura. Quando estirada, a língua longa projeta-se da boca mais que o normal, de forma que a raiz fica claramente visível. Normalmente é indicativo de Calor no Coração, portanto também será vermelha e indica tendência constitucional a problemas no Coração. Se for longa, vermelha e a ponta estiver aumentada e ainda mais vermelha que o corpo da língua, indica Fleuma e Fogo no Coração. Manifestações clínicas: insônia, inquietação mental,  discurso incoerente, riso descontrolado, vermelhidão da face, secura da boca, sede, úlceras na boca, urina amarelo-escura e pulso cheio e amplo.

 VOLTAR AO MENU DO TOPO DA PÁGINA

LÍNGUA CURTAPDVD_049

 Não é capaz de ser esticada completamente da boca e parece estar contraída. Pode ser curta ou porque o Frio interno enrijece ligamentos e músculos, impossibilitando os músculos de estendê-la, ou porque o Calor por excesso consome os fluidos corporais de forma que a língua perde a flexibilidade para ser estirada.

·                 Curta e pálida: indica deficiência de Qi e Yang, levando à formação de Frio interno, que endurece e contrai músculos e ligamentos. Esta condição normalmente está relacionada com a deficiência de Yang do Baço e do Rim (manifestações clínicas já citadas anteriormente).

·                 Curta e vermelha: é resultante de extremo Calor interno, que agita o Fígado e faz surgir Vento interno, provocando contração e paralisia, daí uma língua curta e contraída. É comum após um ataque de golpe de vento, bem como antes dele.

·                 Curta, vermelho-escura e seca: indica que o Calor extremo consumiu os fluidos corporais, que então falharam em nutrir o sangue, impossibilitando estender a língua. Pode ser decorrente de Calor de Fígado. Se a língua não apresenta saburra indica que uma extrema deficiência dos fluidos Yin impede que a língua seja estendida.

·                 Curta e aumentada: indica retenção de Umidade-Fleuma em ligamentos e músculos, impedindo que a língua seja estendida. Normalmente é decorrente da deficiência do Yang do Baço e/ou do Pulmão, que falha em transformar os fluidos, que por sua vez se acumulam e formam Umidade-Fleuma.

 VOLTAR AO MENU DO TOPO DA PÁGINA

FISSURASPDVD_024

Lembram as fissuras que se formam no solo depois de um período prolongado de seca. O significado clínico das fissuras depende da cor do corpo da língua, da localização das fissuras, da forma e da profundidade que têm. A causa mais comum é a secura pela exaustão dos fluidos corporais ou Yin.

·                 Fissuras longas horizontais: indicam deficiência do Yin e são comumente encontradas em línguas vermelhas sem saburra, com origem nos Rins. Também podem ser encontradas em línguas de coloração normal, indicando uma condição menos grave, originada no Estômago e/ou nos Pulmões.

·                 Fissuras curtas horizontais: também indicam deficiência de Yin, mas são mais encontradas em língua vermelha sem saburra. As fissuras curtas horizontais também indicam Calor originando-se da deficiência de Yin.

·                 Fissuras com aspecto de blocos de gelo flutuantes das regiões polares: comumente observadas em pessoas idosas, indicando deficiência de Yin da velhice devido ao consumo da energia dos Rins. Se a língua estiver vermelha e sem saburra, as fissuras indicam estágio avançado de deficiência de Yin pelo Calor. Manifestações clínicas: suores noturnos e dor nas articulações que se originam do esgotamento dos fluidos Yin, que falham em nutrir os ligamentos e canais. Este tipo de língua é comum em mulheres com alterações decorrentes da menopausa.

  Língua vermelha sem saburra com fissuras de aspecto de blocos de gelo

·                 Fissuras irregulares: indicam deficiência do Yin do Estômago, que é a origem dos fluidos corporais e o mau funcionamento dele leva à deficiência dos fluidos corporais. Isso pode ser o primeiro estágio da deficiência de Yin. Neste caso a língua terá coloração normal.

·                 Fissuras transversais nos lados: geralmente apenas dentro do terço central da língua, sempre indicam uma codição de longa data de deficiência de Qi ou do Yin do Baço. Se os lados estiverem úmidos e levemente espumantes, indicam uma condição de longa data de deficiência de Qi do Baço, que fica incapaz de transformar e transportar os fluidos que se acumulam na língua. Se a língua estiver seca ou se apenas as bordas estiverem secas, indicam deficiência de Yin do Baço. Manifestações clínicas: boca seca sem desejo de beber água, sensação de calor na face, lábios secos, fezes secas, falta de apetite, desconforto abdominal e cansaço.

·                 Fissura vertical larga e pouco profunda na linha média e dentro do terço central da língua: se apresenta coloração normal com saburra, indica deficiência de Qi do Estômago; se tem coloração normal sem saburra, indica deficiência de Yin do Estômago; se apresenta saburra espessa amarela, seca e de aparência áspera em seu interior, indica Fleuma-fogo no Estômago. Manifestações clínicas: excesso de apetite com sensação de plenitude após comer, secura na boca, sede preferindo beber água em pequenos goles, sangramento das gengivas, vômitos e em casos graves, vômitos sanguinolentos. É comum ser um sinal indicativo da possibilidade de doença mental, como transtorno bipolar.
Língua vermelho-pálida com saburra fina e fissura vertical central dentro do terço médio

·                 Fissura vertical profunda na linha média chegando até a ponta ou bem próximo à ela: se tem coloração normal indica leve fraqueza constitucional do Coração; se a língua for vermelha com a ponta mais vermelha ainda, indica fogo no Coração além de uma fraqueza constitucional do Coração; se a língua for vermelha sem saburra, indica Calor por deficiência no Coração, geralmente causado por deficiência de Yin dos Rins. 

·                 Fissuras transversas depois da ponta: indicam doenças pregressas do Pulmão, como pneumonia, coqueluche ou tuberculose.

·                 Fissura central extremamente profunda com outras pequenas fissuras se ramificando, com corpo vermelho-escuro e sem saburra: indica Calor por deficiência extrema do Yin do Rim e grande secura do corpo. É comumente observada em casos de cálculos renais. Também pode refletir problemas emocionais profundos e de longa data, bem como excesso de trabalho, estresse e/ou maus hábitos alimentares.

 VOLTAR AO MENU DO TOPO DA PÁGINA

LÍNGUA SOLTAPDVD_042

Ela cai para fora da boca quando estirada e é difícil de ser recolhida.

·                 Solta, vermelha, rígida e seca: indica Calor no interior por excesso, normalmente do Fígado e do Coração. Pode ser vista em casos de golpe de vento por fogo e vento do Fígado provocando fogo no Coração.

·                 Solta, vermelho-escura e longa com saburra escorregadia: com paciente inconsciente, delirante ou rindo incontrolavelmente, indica retenção de Fleuma-fogo no Coração. É também chamado de "névoa sobre a consciência".

·                 Solta, pálida e insensível: indica deficiência de Qi, normalmente do Coração. Se a língua de uma criança estiver totalmente solta, de forma que não consiga recolhê-la, indica um grave colapso do Qi do Coração.

 VOLTAR AO MENU DO TOPO DA PÁGINA

LÍNGUA DESVIADAPDVD_052

Desvia-se para um lado ao ser estirada, é normalmente acompanhada por assimetria da face, indica presença de Vento, que pode ser interno ou externo.

·                 Língua desviada com cor normal: causada por Vento externo, que invade os canais da face e causa paralisia facial.

·                 Língua desviada com corpo vermelho ou normal: se estiver vermelho-arroxeada, indica Vento de Fígado normalmente causado por uma deficiência do Yin do Rim e da hiperatividade do Yang do Fígado, mas também pode resultar da deficiência de sangue do Fígado. Manifestações clínicas: tremores, tiques e espasmos, tontura, entorpecimento. Se estiver pálida, indica golpe de vento associado ao Vento interno, podendo afetar apenas os canais, caso em que não ocorre perda de consciência, mas simplesmente uma deteriorização temporária dos movimentos de um membro e falta de sensibilidade. Quando o Vento interno afeta os Órgãos, há perda súbita da consciência e outros distúrbios, seguidos por hemiplegia e assimetria da face.

·                 Língua desviada, solta e pálida: indica deficiência grave do Qi ou sangue do Coração.

 

LÍNGUA INSENSÍVEL

·                 Insensível com corpo pálido: indica deficiência de sangue do Coração.

·                 Insensível e vermelha ou de cor normal: indica Vento do Fígado e apresentará tontura e visão turva.

·                 Insensível com saburra escorregadia: indica Vento-Fleuma e terá os cantos da boca insensíveis e produção copiosa de catarro.

 VOLTAR AO MENU DO TOPO DA PÁGINA

LÍNGUA MÓVEL

É aquela que se move lentamente e com grande amplitude de um lado para o outro quando estirada ou se move sem parar e apenas uma pequena parte de seu corpo fica à mostra.

·                 Móvel e vermelho-escura e seca: indica Vento de Fígado e Fogo no Coração.

·                 Móvel, vermelha, aumentada e seca nos lados: indica Calor no Baço com esgotamento dos fluidos corporais.

 VOLTAR AO MENU DO TOPO DA PÁGINA

LÍNGUA TRÊMULAPDVD_050Video

É caracterizada por movimentos rápidos de pequena amplitude quando estirada.

·                 Trêmula, pálida ou vermelho-pálida: indica deficiência de Qi e sangue, normalmente acompanhada por deficiência do Yang do Baço.

·                 Trêmula, vermelha e seca: indica Calor intenso no interior que provoca a formação de Vento interno.

·                 Trêmula, vermelho-escura e com batimentos: indica toxina por Calor no Fígado gerando Vento interno.

·                 Trêmula, pálida e acompanhada de afasia ou disfasia: indica colapso do Qi do Coração e do Baço.

·                 Trêmula, pálida e flácida: indica colapso do Yang por transpiração profusa e prolongada, com ligamentos e canais sem nutrição do Yang Qi e umidade dos fluidos corporais.

 

LÍNGUA ENROLADA

Tem a ponta enrolada, indicando sempre Calor no Coração.

·                 Enrolada para cima, indica Calor por excesso.

·                 Enrolada para baixo, indica Calor por deficiência.

 

MARCAS DENTÁRIASPDVD_035PDVD_038

Também chamada de "língua denteada", tem chanfraduras nítidas dos lados. Indica deficiência de Qi do Baço.

 

 MARCAS LEVES

 MARCAS INTENSAS

 VOLTAR AO MENU DO TOPO DA PÁGINA

LÍNGUA ULCERADA

·                 Úlceras dolorosas e inchadas com margens vermelhas e corpo da língua vermelho: indica ascensão do fogo no Coração.

·                 Úlceras com margem esbranquiçada e corpo da língua vermelho e descascado: indica Calor no Coração em decorrência da deficiência do Yin do Rim.

·                 Úlceras abaixo do corpo da língua (vermelho): indica extremo Calor no Baço e nos Rins que está esgotando os fluidos corporais.

 VOLTAR AO MENU DO TOPO DA PÁGINA

LÍNGUA COBERTA POR FERIDAS

Apresenta pontos ulcerados semelhantes a grãos de arroz espalhados pela superfície da língua.

·                 Corpo vermelho: indica Calor tóxico no canal do Coração.

·                 Corpo vermelho e descascado: indica Calor por deficiência.

 VOLTAR AO MENU DO TOPO DA PÁGINA

 

Voltar ao Menu