DEFINIÇÃO DE SAÚDE E DOENÇA SEGUNDO A KORYO SOOJI CHIM

MENU PRINCIPAL

 

Uma pessoa tem saúde quando consegue manter vida normal nos aspectos físicos, mental e social, porém, caso algum destes itens estejam em desequilibrio, dizemos que esta pessoa está doente.
A doença pode ser causada por diversos fatores como clima, alimentação, estafa, neurose, poluição, intoxicação, etc.
As referências de saúde segundo a terapia KORYO SOOJI CHIM são as seguintes:
As mãos e os pés devem apresentar calor adequado, isso
significa que a circulação sangüínea está normal. Se a circulação sanguínea não estiver funcionando bem, imediatamente as mãos e os pés tornam-se gelados, o coração dispara e ocorre e o fenômeno de elevação das energias, tontura e se for grave, aparecem sintomas como dores de cabeça, cansaço, fraqueza e estafa. Quando ocorre calor anormal no interior do corpo, logo observaremos que as extremidades estarão quentes, o que significa que algum processo inflamatório agudo está se desenvolvendo.
Assim constatamos que a circulação sangüínea interfere diretamente no processo de saúde e de doença.
A aorta abdominal e o estômago devem funcionar do modo normal e o pulso também deverá estar sempre normal.
Caso haja qualquer anormalidade nestes, podemos afirmar que a pessoa esta doente.
Existem artérias e veias de grande calibre que percorrem verticalmente o umbigo, observamos seu estado através do grau de aceleração dos seus batimentos. Se a circulação interna do corpo não estiver normal, a pressão sangüínea aumentará e a pulsação da artéria abdominal acelerará bastante, a intensidade desta aceleração indicará o grau de anomalia da circulação, o que poderá ocasionar estagnação de sangue ou falta dele em alguma parte do corpo, o pulso desta artéria se apresentará fraco ou não demonstrará pulsação.
O estado sereno deste pulso indica que toda a circulação sangüínea está normal (estado pleno de energia dos rins) e em conseqüência a saúde está preservada, sendo assim, quando se observa uma pulsação demasiadamente aumentada indica problemas e a energia dos rins estará fraca e o fogo do coração estará alto (falta do yin e fogo ativo).
Se este estado se agravar a imunidade do corpo diminuirá, caso o pulso da artéria não for percebido, significa que a energia dos rins está fraca e surgirá o fenômeno de falta no coração.
A energia do Estômago e a dos Rins devem ser satisfatórias
pois, qualquer alteração na energia do estômago, mesmo que este não apresente nenhum sintoma físico, poderá ser identificada através do pulso abdominal.
O Abdome deve estar em condições normais, este não deve
apresentar nódulos, deverá preservar um tecido homogêneo, sem pregas ou rugas horizontais, sua temperatura deverá estar sempre normal. Caso o abdome esteja demasiadamente frio ocasionará diarréias e micções freqüentes e caso esteja quente demais surgirão problemas como a constipação e dificuldade para urinar.
A espinha dorsal também deverá ser observada, pois está tem como principal finalidade à sustentação do corpo, além de proteger órgãos internos, medula e sistema nervoso, sendo assim, está não deverá apresentar pontos dolorosos em todo seu segmento, não deverá haver saliências laterais, aprofundamentos e nem curvaturas.
MENU PRINCIPAL