Semiologia de Língua

舌诊

Semiologia de Língua

Semiologia de Língua

Semiologia de Língua
Introdução

Deve-se pedir ao paciente para esticar a língua o máximo possível, mas sem força excessiva, pois se esticar a língua com muita força, esta vai mudar de forma e ficar mais vermelha.

· O paciente ficará com a língua esticada por pouco tempo, não mais que 20 segundos. O estiramento prolongado poderá deixar a língua mais avermelhada e mais rapidamente na sua ponta. Em caso de um exame mais prolongado, pedir ao paciente para colocar a língua para dentro, fechar a boca e, em seguida estique-a novamente para fora. Esse procedimento pode ser repetido várias vezes sem que afete a cor da língua.

· O consumo de alimentos muito coloridos e de doces pode afetar a cor da língua. Deve-se assegurar que o paciente não tenha consumido esses alimentos um pouco antes do exame.

· Alimentos condimentados como picles, pimenta e curry propiciarão uma tendência para a língua ficar mais vermelha por um curto período após seu consumo. Cigarro, chá e café tendem a deixar a saburra da língua amarela.

EFEITOS DOS MEDICAMENTOS SOBRE A LÍNGUA

· Antibióticos:
Geralmente fazem com que a língua fique descascada em pequenas áreas, sendo um nítido reflexo de que tendem a lesar o Yin do Estômago. As tetraciclinas afetam a língua mais do que qualquer outro tipo de antibiótico. A um menor grau, cloranfenicol, gentamicina e aminoglicosídeos causam a mesma aparência na língua. Os efeitos sobre a língua aparecem após 2 a 3 dias de administração e persistem por cerca de duas semanas após a interrupção da medicação.

· Corticosteróides:
Fazem com que a língua se torne vermelha e aumentada depois de cerca de um mês da administração.

· Broncodilatadores:
Os estimulantes beta2-adrenorreceptores (salbutamol, terbutalina,etc.) podem fazer com que a ponta da língua fique vermelha depois de uso prolongado e contínuo. Outros broncodilatadores como teofilina apresentam tendência ainda maior para produzir este efeito após um período mais curto de uso.

· Diuréticos:
Removem os fluidos do corpo drasticamente e podem, portanto, causar deficiência do Yin (língua descascada) após uso prolongado por alguns anos.

· Agentes antiinflamatórios:
Fenilbutazona e oxifenbutazona são os agntes antiinflamatórios que mais afetam a língua, provocando surgimento de pontos vermelhos, deixando a língua mais fina e, após uso prolongado durante alguns anos, descascada. Outros agentes antiinflamatórios que têm efeitos simiares, porém em menor grau de intensidade, incluem as drogas antiinflamatórias não-esteróides como ibuprofeno, naproxeno, cetoprofeno, fenoprofeno, azapropazona e indometacina.


· Antineoplásicos:
A maior parte das drogas citotóxicas usadas no tratamento de tumores malignos fazem com que a língua desenvolva uma saburra acastanhada muito espessa e seca ou negra e seca.

Forma da Língua

Deve incluir a forma propriamente dita (fina ou aumentada, comprida ou curta, partes específicas aumentadas), os aspectos da superfície da língua (fissuras ou úlceras), a textura do corpo da língua (flexível ou retesado) e qualquer movimento involuntário da língua (estremecimento, tremores, movimento de um lado p/ outro, curvar-se ou desviar-se).

A forma do corpo da língua normal não é nem fina demais nem aumentada demais; é mole e flexível, sem ser flácida; sua forma se afunila em direção à ponta; sua superfície não apresenta fissuras; pode ser estirada facilmente, não treme, não fica rígida ou imóvel involuntariamente.

Do ponto de vista dos oito princípios de identificação dos padrões, o significado clínico do corpo da língua reflete o estado dos Órgãos, o Qi e, especialmente o sangue. Também pode sugerir a presença de fatores patogênicos como Umidade, Fleuma ou Vento. 

É aquela que se encontra mais fina que o normal e parece encolhida. A consistência do corpo da língua é consequente do suprimento normal de fluidos corporais à língua. Portanto, a língua com corpo fino sempre sugere deficiência de substências Yin.

· Fina, pálida e fina: indica deficiência de sangue.

· Fina, vermelha e fina: indica deficiência de Yin.

Os sinais e sintomas específicos dependerão de cada condição em particular e do Órgão envolvido.

É aquela que se encontra distendida e mais larga que o normal. Indica uma quantidade excessiva de fluidos chegando à língua.

· Aumentada, pálida e úmida: indica deficiência de Yang (especificamente do Yang do Baço e do Rim), levando à retenção de Umidade. Um tipo particular é a que se encontra com saburra pegajosa em toda a língua, indicando a retenção de Umidade ou Fleuma, normalmente com uma constituição de deficiência do Baço.

· Aumentada e vermelho-pálida com saburra amarela e escorregadia: indica retenção de Umidade-Calor no Estômago e Baço, decorrente da deficiência de Qi do Baço. Manifestações clínicas: plenitude e distensão abdominais, falta de apetite, sensação de peso, secura na boca, sede com incapacidade de beber grandes quantidades, náusea, vômito dor abdominal, intestino solto e, particularmente, fezes fétidas, sensação de queimação no ânus, urina amarela e escassa, febre, cefaléia, pulso rápido, fino e escorregadio.

· Aumentada, vermelha de aparência fresca: indica Calor no Estômago e Coração. Neste caso, o Calor no Estômago que é transmitido para o Coração e faz com que a língua fique aumentada, já que esta é um prolongamento do Coração. Manifestações clínicas: sede, desejo por bebidas frias, vômitos, palpitações, insônia, vermelhidão da face, garganta seca e pulso rápido com fluxo abundante.

· Aumentada e roxa: indica alcoolismo com retenção de Umidade-Calor.

· Aumentada e roxo-azulado-escura: indica envenenamento que causa estase de sangue.

· Bordas aumentadas, pálida ou de cor normal: indica deficiência de Qi do Baço ou de Yang do Baço (neste caso as bordas também estarão úmidas).

· Lados aumentados, geralmente vermelha ou roxa: aumento mais uniformemente distribuído ao longo do comprimento da língua. Indica ascensão do Yang do Fígado ou fogo do Fígado. Manifestações clínicas: tontura, cefaléia, visão turva, irritabilidade, secura na boca, gosto amargo na boca, constipação, urina escura e amarela, pulso em corda.

· Ponta aumentada: se o corpo da língua estiver vermelho ou vermelho-escuro, indica ascensão de fogo no Coração; se o corpo da língua estiver vermelho-pálido, indica deficiência de Qi do Coração. Manifestações clínicas de ascensão de fogo no Coração: sede, gosto amargo na boca, insônia, irritabilidade, sensação de estar excessivamente aquecido, vermelhidão na face, úlceras na boca ou lábios e pulso rápido e com fluxo abundante. Já as manifestações clínicas da deficiência de Qi do Coração: palpitações, respiração curta depois de esforço físico, tez pálida e pulso fraco ou vazio.

· Aumento entre a ponta e a superfície central, geralmente pálida ou vermelho-pálida: indica deficiência de Qi do Pulmão com retenção de Umidade-Fleuma nos Pulmões. Manifestações clínicas: sensação de constrição no peito, talvez tosse com secreção branca e abundante, falta de apetite, respiração curta, letargia e pulso vazio ou levemente escorregadio ou fino e escorregadio.

· Aumento ao longo de uma fissura central: o corpo da língua pode apresentar uma fissura central se estendendo até a ponta, em cujos lados apesentando aumento. Se for vermelha, indica fogo no Coração; se for vermelho-pálida, indica deficiência de Qi do Coração. Manifestações clínicas citadas acima.

· Aumentada na metade da língua: quando apenas uma metade longitudinalmente do corpo da língua está aumentada, de forma que sua linha média não cai no centro real da língua. Indica deficiência de Qi e do sangue nos canais daquele lado do corpo, relacionado com canais e músculos. Esta condição é decorrente de má nutrição progressiva dos canais por deficiência do Estômago e Baço ou por lesão dos canais após doença inflamatória prolongada. Manifestações clínicas: sensação de fraqueza de um lado do corpo, sensação de ferroadas e agulhadas ou formigamento de um lado do corpo.

· Aumento altamente localizado de um lado: indica deficiência ou estagnação do Qi na região do corpo correspondente à área aumentada. O lugar mais comum é o terço frontal de um dos lados da língua, na área correspondente ao tórax. Geralmente a língua é pálida ou normal, indicando deficiência do Qi no tórax com provável retenção de Umidade. Se a língua estiver vermelha indica estagnação do Qi e/ou sangue na região correspondente, resultando de problemas emocionais como mágoa ou depressão.

· Língua em forma de martelo: raiz de forma regular, mas extremamente aumentada no terço frontal. Indica deficiência grave do Qi do Baço e do Estômago. Geralmente associada a doenças mentais. Tem como causas o excesso de trabalho, hábitos alimentares irregulares, voltar a trabalhar logo depois de comer, além de atividade sexual excessiva durante muitos anos.

É aquela que perdeu sua maleabilidade e flexibilidade. Parece dura e é incapaz de se mover livremente.

· Vermelha ou vermelho-escura: indica Calor exterior invadindo o Pericárdio. Manifestações clínicas: febres altas, delírio, discurso ininteligível, afasia, convulsões e pulso rápido com fluxo abundante. É um caso de doença aguda.

· Seca e vermelha ou vermelho-escura: indica Calor lesando os fluidos. Os sinais variam de acordo com o Órgão principal envolvido, mas de modo geral apresentará sinais e sintomas de má nutrição de ligamentos, músculos e canais, como reigidez muscular, cãimbras, deterioração dos movimentos e dificuldade para andar.

· Seca, vermelha e com a ponta ainda mais vermelha: ascensão do fogo do Coração. Manifestações clínicas: insônia, sede, gosto amargo na boca, irritabilidade, palpitações, úlceras na boca, vermelhidão da face e pulso rápido e cheio.

· Cor normal ou pálida: Vento interno. É frequentemente observada em pacientes que sofreram um golpe de Vento (Acidente Vascular Cerebral). Sinais de sequelas do golpe de Vento: hemiplegia, assimetria da face, discurso ininteligível, rigidez muscular e desvio da língua.

É frouxa e não consegue se mover facilmente, podendo apresentar aparência enrugada. São causadas pela falta de nutrição da língua em decorrência da deficiência de fluidos corporais e da má nutrição dos canais. Do ponto de vista dos oito princípios de identificação dos padrões, a língua flácida sempre indica uma condição de deficiência que, entretanto, também pode ocorrer em conjunção com um aspecto de excesso, como o Calor.

· Pálida: esgotamento de Qi e sangue do Baço e Coração. Manifestações clínicas: fraqueza dos membros e em casos graves atrofia dos músculos, palpitações, insônia, lassidão, falta de apetite, intestino solto, hipersonia e pulso fraco.

· Vermelha: indica que o Calor consumiu os fluidos corporais. Se houver saburra indica Calor por excesso nos Pulmões, Coração, Fígado ou Estômago (manifestações clínicas já previamente descritas). A condição mais comum é o Calor invadindo os Pulmões. Quando o Calor externo invade os Pulmões e não é adequadamente tratado, penetra no interior queimando os fluidos corporais e lesando a função dos Pulmões de dispersar os fluidos do corpo e fazer com que descendam. Manifestações clínicas: tosse seca ou com pouca secreção purulenta e amarelada, epistaxe, dor de garganta, secura da boca, febre, inquietação, abertura das narinas e pulso rápido, cheio e amplo.

· Vermelho-escura e muito seca: indica extrema deficiência de Yin do Rim, levando à depleção grave dos fluidos corporais pelo Calor (manifestações clínicas já anteriormente descritas).

É bem fina na largura, mas não na espessura. Quando estirada, a língua longa projeta-se da boca mais que o normal, de forma que a raiz fica claramente visível. Normalmente é indicativo de Calor no Coração, portanto também será vermelha e indica tendência constitucional a problemas no Coração. Se for longa, vermelha e a ponta estiver aumentada e ainda mais vermelha que o corpo da língua, indica Fleuma e Fogo no Coração. Manifestações clínicas: insônia, inquietação mental, discurso incoerente, riso descontrolado, vermelhidão da face, secura da boca, sede, úlceras na boca, urina amarelo-escura e pulso cheio e amplo.

 Não é capaz de ser esticada completamente da boca e parece estar contraída. Pode ser curta ou porque o Frio interno enrijece ligamentos e músculos, impossibilitando os músculos de estendê-la, ou porque o Calor por excesso consome os fluidos corporais de forma que a língua perde a flexibilidade para ser estirada.

· Curta e pálida: indica deficiência de Qi e Yang, levando à formação de Frio interno, que endurece e contrai músculos e ligamentos. Esta condição normalmente está relacionada com a deficiência de Yang do Baço e do Rim (manifestações clínicas já citadas anteriormente).

· Curta e vermelha: é resultante de extremo Calor interno, que agita o Fígado e faz surgir Vento interno, provocando contração e paralisia, daí uma língua curta e contraída. É comum após um ataque de golpe de vento, bem como antes dele.

· Curta, vermelho-escura e seca: indica que o Calor extremo consumiu os fluidos corporais, que então falharam em nutrir o sangue, impossibilitando estender a língua. Pode ser decorrente de Calor de Fígado. Se a língua não apresenta saburra indica que uma extrema deficiência dos fluidos Yin impede que a língua seja estendida.

· Curta e aumentada: indica retenção de Umidade-Fleuma em ligamentos e músculos, impedindo que a língua seja estendida. Normalmente é decorrente da deficiência do Yang do Baço e/ou do Pulmão, que falha em transformar os fluidos, que por sua vez se acumulam e formam Umidade-Fleuma.

Lembram as fissuras que se formam no solo depois de um período prolongado de seca. O significado clínico das fissuras depende da cor do corpo da língua, da localização das fissuras, da forma e da profundidade que têm. A causa mais comum é a secura pela exaustão dos fluidos corporais ou Yin.

· Fissuras longas horizontais: indicam deficiência do Yin e são comumente encontradas em línguas vermelhas sem saburra, com origem nos Rins. Também podem ser encontradas em línguas de coloração normal, indicando uma condição menos grave, originada no Estômago e/ou nos Pulmões.

· Fissuras curtas horizontais: também indicam deficiência de Yin, mas são mais encontradas em língua vermelha sem saburra. As fissuras curtas horizontais também indicam Calor originando-se da deficiência de Yin.

· Fissuras com aspecto de blocos de gelo flutuantes das regiões polares: comumente observadas em pessoas idosas, indicando deficiência de Yin da velhice devido ao consumo da energia dos Rins. Se a língua estiver vermelha e sem saburra, as fissuras indicam estágio avançado de deficiência de Yin pelo Calor. Manifestações clínicas: suores noturnos e dor nas articulações que se originam do esgotamento dos fluidos Yin, que falham em nutrir os ligamentos e canais. Este tipo de língua é comum em mulheres com alterações decorrentes da menopausa.

Língua vermelha sem saburra com fissuras de aspecto de blocos de gelo

· Fissuras irregulares: indicam deficiência do Yin do Estômago, que é a origem dos fluidos corporais e o mau funcionamento dele leva à deficiência dos fluidos corporais. Isso pode ser o primeiro estágio da deficiência de Yin. Neste caso a língua terá coloração normal.

· Fissuras transversais nos lados: geralmente apenas dentro do terço central da língua, sempre indicam uma codição de longa data de deficiência de Qi ou do Yin do Baço. Se os lados estiverem úmidos e levemente espumantes, indicam uma condição de longa data de deficiência de Qi do Baço, que fica incapaz de transformar e transportar os fluidos que se acumulam na língua. Se a língua estiver seca ou se apenas as bordas estiverem secas, indicam deficiência de Yin do Baço. Manifestações clínicas: boca seca sem desejo de beber água, sensação de calor na face, lábios secos, fezes secas, falta de apetite, desconforto abdominal e cansaço.

· Fissura vertical larga e pouco profunda na linha média e dentro do terço central da língua: se apresenta coloração normal com saburra, indica deficiência de Qi do Estômago; se tem coloração normal sem saburra, indica deficiência de Yin do Estômago; se apresenta saburra espessa amarela, seca e de aparência áspera em seu interior, indica Fleuma-fogo no Estômago. Manifestações clínicas: excesso de apetite com sensação de plenitude após comer, secura na boca, sede preferindo beber água em pequenos goles, sangramento das gengivas, vômitos e em casos graves, vômitos sanguinolentos. É comum ser um sinal indicativo da possibilidade de doença mental, como transtorno bipolar.

Ela cai para fora da boca quando estirada e é difícil de ser recolhida.

· Solta, vermelha, rígida e seca: indica Calor no interior por excesso, normalmente do Fígado e do Coração. Pode ser vista em casos de golpe de vento por fogo e vento do Fígado provocando fogo no Coração.

· Solta, vermelho-escura e longa com saburra escorregadia: com paciente inconsciente, delirante ou rindo incontrolavelmente, indica retenção de Fleuma-fogo no Coração. É também chamado de "névoa sobre a consciência".

· Solta, pálida e insensível: indica deficiência de Qi, normalmente do Coração. Se a língua de uma criança estiver totalmente solta, de forma que não consiga recolhê-la, indica um grave colapso do Qi do Coração.

Desvia-se para um lado ao ser estirada, é normalmente acompanhada por assimetria da face, indica presença de Vento, que pode ser interno ou externo.

· Língua desviada com cor normal: causada por Vento externo, que invade os canais da face e causa paralisia facial.

· Língua desviada com corpo vermelho ou normal: se estiver vermelho-arroxeada, indica Vento de Fígado normalmente causado por uma deficiência do Yin do Rim e da hiperatividade do Yang do Fígado, mas também pode resultar da deficiência de sangue do Fígado. Manifestações clínicas: tremores, tiques e espasmos, tontura, entorpecimento. Se estiver pálida, indica golpe de vento associado ao Vento interno, podendo afetar apenas os canais, caso em que não ocorre perda de consciência, mas simplesmente uma deteriorização temporária dos movimentos de um membro e falta de sensibilidade. Quando o Vento interno afeta os Órgãos, há perda súbita da consciência e outros distúrbios, seguidos por hemiplegia e assimetria da face.

· Língua desviada, solta e pálida: indica deficiência grave do Qi ou sangue do Coração.

 Insensível com corpo pálido: indica deficiência de sangue do Coração.

· Insensível e vermelha ou de cor normal: indica Vento do Fígado e apresentará tontura e visão turva.

· Insensível com saburra escorregadia: indica Vento-Fleuma e terá os cantos da boca insensíveis e produção copiosa de catarro.

É aquela que se move lentamente e com grande amplitude de um lado para o outro quando estirada ou se move sem parar e apenas uma pequena parte de seu corpo fica à mostra.

· Móvel e vermelho-escura e seca: indica Vento de Fígado e Fogo no Coração.

· Móvel, vermelha, aumentada e seca nos lados: indica Calor no Baço com esgotamento dos fluidos corporais.

É caracterizada por movimentos rápidos de pequena amplitude quando estirada.

· Trêmula, pálida ou vermelho-pálida: indica deficiência de Qi e sangue, normalmente acompanhada por deficiência do Yang do Baço.

· Trêmula, vermelha e seca: indica Calor intenso no interior que provoca a formação de Vento interno.

· Trêmula, vermelho-escura e com batimentos: indica toxina por Calor no Fígado gerando Vento interno.

· Trêmula, pálida e acompanhada de afasia ou disfasia: indica colapso do Qi do Coração e do Baço.

· Trêmula, pálida e flácida: indica colapso do Yang por transpiração profusa e prolongada, com ligamentos e canais sem nutrição do Yang Qi e umidade dos fluidos corporais.

Também chamada de "língua denteada", tem chanfraduras nítidas dos lados. Indica deficiência de Qi do Baço.

Tem a ponta enrolada, indicando sempre Calor no Coração.

· Enrolada para cima, indica Calor por excesso.

· Enrolada para baixo, indica Calor por deficiência.

   Úlceras dolorosas e inchadas com margens vermelhas e corpo da língua vermelho: indica ascensão do fogo no Coração.

· Úlceras com margem esbranquiçada e corpo da língua vermelho e descascado: indica Calor no Coração em decorrência da deficiência do Yin do Rim.

· Úlceras abaixo do corpo da língua (vermelho): indica extremo Calor no Baço e nos Rins que está esgotando os fluidos corporais.

Apresenta pontos ulcerados semelhantes a grãos de arroz espalhados pela superfície da língua.

· Corpo vermelho: indica Calor tóxico no canal do Coração.

· Corpo vermelho e descascado: indica Calor por deficiência.

Cor do Corpo da Língua

                  Vermelho-pálida e de "aparência fresca", muito parecida com um pedaço de carne fresca. A língua é considerada, na MTC, o prolongamento do Coração, significando que a condição do Qi e do sangue do Coração estão nela refletidas. Um corpo da língua normal indica que a língua está recebendo um suprimento suficiente de sangue do Coração. Entre os órgãos Yang, o Estômago é o que mais influencia a língua, sendo responsável pela produção da saburra normal da língua e também por enviar fluidos até ela. Portanto, a cor tende a ser mais pálida se os fluidos não estiverem chegando até ela. Portanto, a cor normal da língua depende do suprimento normal de sangue do Coração e dos fluidos do Estômago. 

deficiência de Yang ou sangue

· Pálida e úmida: A língua pálida e molhada indica deficiência de Yang do Baço, que falha em transformar e transportar os fluidos, causando acúmulo de fluidos na lígua. Uma deficiência crônica de Yang do Baço pode facilmente levar à deficiência de Yang do Rim, sendo que nesse caso, a língua também estaria aumentada. Os sintomas incluem falta de apetite, distensão abdominal, lassidão, mãos e pés frios, calafrios, diarréia, urina frequente, impotência, falta de libido, fadiga, face pálida e brilhante e pulso fraco e profundo. Pode ser decorrente de consumo excessivo de alimentos crus e frios e bebidas frias.

· Pálida e seca: O sangue e os fluidos estão intimamente relacionados, que a insuficiência de um leva à deficiência do outro. São ambos parte do Yin do corpo. Quando o sangue está deficiente, não chega sangue ou fluidos suficientes na língua, que se torna pálida e seca. Sintomas incluem sensação de formigamento, tontura, memória prejudicada, olhos secos, pele seca e com prurido, unhas quebradiças, vertigem, insônia, dismenorréia ou amenorréia, infertilidade, tremores, face pálida e pulso áspero.

· Pálida, brilhante e lustrosa: indica que a saburra saiu completamente e a superfície da língua parece carne de galinha. Isso indica deficiência crônica do Qi e do sangue do Estômago e do Baço. A fraqueza do Estômago e do Baço de longa duração vai com o tempo induzir uma deficiência do Qi e do sangue, já que o Baço é a fonte de sangue e o Estômago é a origem do Qi adquirido. Sintomas incluem lassidão extrema, falta de apetite, dor epigástrica, emagrecimento e fraqueza dos membros.

Indica uma condição patológica decorrente do Calor, seja por deficiência ou excesso. Se apresentar saburra indica Calor-Cheio; sem saburra indica Calor-Vazio. A distribuição do vermelho sobre a superfície da língua e suas alterações refletem claramente a evolução da doença. Apenas a ponta da língua vermelha indica que o Calor patogênico está alojado nas camadas superficiais do corpo (Wei Qi). A língua toda vermelha indica Calor no nível do Qi. Língua vermelha-escura com pontos vermelhos ou roxos indica Calor em Qi nutritivo e sangue. Os sinais gerais de calor incluem vermelhidão da face e dos olhos, febre, sede, lábios secos, constipação, urina escura e pulso rápido. 

indica fogo no Coração. Se toda a língua estiver vermelha ou vermelho-escura e a ponta estiver ainda mais vermelha, indica a presença de Calor nos níveis do sangue e Qi nutritivo e de fogo no Coração. Esta condição está geralmente associada com problemas emocionais persistentes como depressão, raiva reprimida ou ressentimento. Se existentes por um longo período, essas emoções causam estagnação do Qi, que se torna confinado ou "comprimido", fazendo surgir calor. Sintomas de inquietação mental, irritabillidade, insônia, sensação de opressão no peito, depressão.

Apenas a ponta vermelha, com a cor do corpo da língua normal indica problemas emocionais menos intensos ou é uma situação causada por falta de sono e não indica necessariamente fogo no Coração.

Se for uma área maior da ponta da língua vermelha com saburra fina e amarela, é uma indicação de Calor no Pulmão.

indicam excesso de Yang do Fígado ou Fogo do Fígado. geralmente decorrente de problemas emocionais existentes há muito tempo, particularmente envolvendo raiva ou ressentimento. Sinais clínicos envolvem irritação e propensão à raiva, cefaléia, tontura, gosto amargo na boca, constipação, pulso em corda e língua vermelha com lados vermelhos.

Centro vermelho e o restante cor normal indicam Calor no Estômago. Sintomas: sensação de queimação no epigástrio, sede, constipação, lábios ressecados, inchaço e dor nas gengivas e pulso rápido.

Se o centro da língua estiver vermelho-arroxeado indica estase de sangue no Estômago, tendo sintomas como dor intensa em pontada no epigástrio, vômitos de sangue escuro, sangramento nas gengivas e pulso firme.

indica deficiência de Yin do Estômago levando ao Calor, com sintomas de boca seca, sensação de queimação nos lábios, sede com desejo de líquidos quentes, ou de beber em pequenos goles, fezes ressecadas, garganta seca, dor epigástrica e pulso rápido e fino. Esta conição surge de excesso de trabalho com hábitos alimentares irregulares (fazer refeições tarde da noite, refeições irregulares, comer apressado ou preocupado)

indica deficiência de Yin de Rim. Porém esta é uma condição rara, já que o Yin do Rim é a base de toda energia Yin do corpo; quando o Yin do Rim está deficiente, todo Yin do corpo fica deficiente e a língua se torna toda vermelha e descascada. Se a raiz estiver mais vermelha e descascada, é uma indicação de presença de deficiência do Yin do Rim com preponderância de fogo ministro patológico em decorrência da deficiência dentro dos Rins. Sintomas: rubor malar, inquietação mental, transpiração noturna, febre ao entardecer, insônia, urina escassa e escura, garganta seca à noite, fezes ressecadas, desejo sexual excessivo, emissões noturnas e pulso fino e rápido. 
 Vermelha e úmida indica Calor no nível nutritivo e retenção de umidade. Isso acontece quando há ascensão do Yang do Fígado ou fogo no Fígado, tornado a língua vermelha, deficiência de Qi do Baço-Pâncreas, que leva à formação de umidade. Manifestações clínicas serão aquelas de ascensão do Yang do Fígado e de deficiência do Qi do Baço-Pâncreas, com retenção de umidade: cefaléia, tontura, tendência a ficar com raiva facilmente, face vermelha, distensão abdominal, digestão difícil, tendência a reter mucosidade nas vias nasais ou no peito e pulso em corda e escorregadio.

 indica Calor por excesso no interior. A secura é decorrente do consumo dos líquidos corporais pelo calor. A língua fica com saburra amarela. Manifestações clínicas: vermelhidão da face e dos olhos, febre habitual, constipação, urina escura, sede e pulso rápido e cheio.

indica deficiência de Yin sendo a secura decorrente do consumo dos fluidos corporais, que são parte Yin do corpo, com calor por deficiência.  

 indica deficiência de Yin e falta de fluidos corporais. Esse tipo de língua pode surgir após um curso de tratamento com antibióticos (do ponto de vista da fisiologia chinesa, os medicamentos lesam os fluidos Yin do Estômago e Intestinos). Manifestações clínicas numa condição crônica evidenciando esse tipo de língua serão aquelas de deficiência do Yin do Estômago e/ou Rim. Sintomas de deficiência de Yin do Estômago: boca seca, sensação de queimação nos lábios, sede com desejo de líquidos quentes, ou de beber em pequenos goles, fezes ressecadas, garganta seca, dor epigástrica e pulso rápido e fino. A deficiência de Yin do Estômago é amiúde transmitida ao Intestino Grosso, manifestando constipação com fezes pequenas e ressecadas difíceis de serem expelidas, geralmente manifestados por idosos, franzinos e decorrente de maus hábitos alimentares, excesso de alimentos muito condimentados, os quais agridem o Yin do Estômago, e do consumo excessivo de alimentos ácidos. Se a condição é a de deficiência de Yin do Rim ou deficiência de Yin do Estômago, as manifestações clínicas também podem incluir zumbidos, surdez, dor lombar, memória prejudicada, transpiração noturna, secura da boca e garganta durante a noite, sede, calor nos cinco centros (sensação de calor no esterno, palmas das mãos e plantas dos pés), emissões noturnas, constipação, urina escura e pulso flutuante, vazio e rápido.

 e tendendo ao rosa, geralmente também se encotra lustrosa, indicativo de deficiência de Yin. Este tipo de língua está mais frequentemente associada com deficiência de Yin do Pulmão ou do Coração, casos em que a língua também poderia estar escarlate apenas na ponta (Coração) ou na parte anterior (Pulmão).

A deficiência de Yin do Pulmão é quase sempre a consequência de uma deficiência do Qi do Pulmão de longa duração.Sintomas: tosse seca ou com pouco muco que pode ter vestígios de sangue,secura da boca e da garganta, transpiração noturna, calor nos cinco centros e pulso fino e rápido.

A deficiência de Yin do Coração é mais comumente causada por problemas emocionais profundos (preocupações, mágoas, ansiedade contínuas) em conjunção com excesso de trabalho ou estresse físico excessivo, que enfraquece o Yin do Rim. Sintomas: inquietação mental, calor nos cinco centros, transpiração noturna, insônia, secura da garganta, palpitações, memória prejudicada, e pulso fino e rápido.

Geralmente os pontos vermelhos indicam calor no sangue, se estiverem elevados da superfície da língua e bem pontiagudos. As máculas vermelhas indicam calor e estase de sangue; quanto maiores as máculas, mais grave a estase.

Pontos vermelhos na raiz com saburra amarela é indicativo de Calor na Bexiga ou nos Intestinos. Calor na Bexiga terá sintomas como sensação de queimação durante a micção, urina escura e escassa e pulso rápido e em corda na posição proximal esquerda. São casos com diagnóstico biomédico de cistite ou uretrite. Calor nos Intestinos apresentará dor abdominal, constipação, talvez alternando com diarréia, sangue nas fezes, sensação de queimação no ânus, urina escura e pulso rápido, cheio e em corda em ambas as posições proximais. As mulheres também poderão apresentar Calor no útero, apresentando períodos menstruais dolorosos, com sangue escuro e com coágulos, pulso em corda.

Os pontos na raiz indicam "fogo afoito" (fogo ministro patológico) dentro dos Rins ascendendo em decorrência da deficiência do Yin do Rim.

indicam estase de sangue no Aquecedor Inferior. A etiologia e as manifestações clínicas são as mesmas, sendo a única diferença a estase de sangue e calor. Envolve a presença de dor localizada mais intensa, que é persistente e constante ou em pontada 

Indicam fogo no Fígado ou ascensão do Yang do Fígado. Nesse caso os pontos são distribuídos na forma de uma linha nas bordas da língua, ou em apenas um dos lados. Se ocorrerem apenas do lado direito, indicam calor na Vesícula Biliar; se apenas do lado esquerdo, indicam fogo no Fígado. Esta condição é geralmente decorrente de problemas emocionais, como raiva e ressentimento de longa data, e também do consumo excessivo de alimentos condimentados ou gordurosos, frituras ou álcool. Manifestações clínicas: cefaléia, vermelhidão da face e dos olhos, gosto amargo na boca, tontura, zumbidos, urina escura, constipação, irritabilidade com facilidade, cefaléia, tensão pré-menstrual, pulso rápido e cheio. Se houver calor na Vesícula Biliar também haverá dor nos hipocôndrios, suspiros e icterícia.

Língua vermelha com máculas roxas ou vermelhas nas laterais indicam calor e estase de sangue no Fígado. Geralmente é consequencia de uma estagnação de Qi do Fígado durante um longo tempo. As manifestações clínicas incluem dor nos hipocôndrios, cefaléia em pontada nas têmporas e olhos, tontura, zumbidos, gosto amargo na boca, dor maçante e em torção na região inferior do abdomen, dismenorréia, dor e distensão das mamas no período pré-menstrual, tensão pré-menstrual, menstruação irregular com sangue roxo-escuro e coágulos,endometriose, impotência, pulso em corda. As causas mais comuns desta condição são raiva por período prolongado, frustração e sentimentos reprimidos combinados com consumo excessivo de alimentos condimentados, gordurosos e álcool.

Indica calor com estase de sangue no Estômago, condição causada por hábitos alimentares irregulares. Manifestações clínicas: dor e distensão no epigástrio, dor localizada e constante, vômitos de sangue castanho-escuro, dor que piora com a pressão, regurgitação ácida, constipação e pulso cheio e apertado.

Quando as papilas ficam maiores que o normal e elevadas, como espinhos ou cerdas duras de uma escova.

As espículas indicam a presença de calor no nível do Qi nutritivo ou no Aquecedor Superior (Pulmões) ou no Aquecedor médio (Estômago).

· Espículas entre a ponta e/ou centro da língua: Calor nos Pulmões. Manifestações clínicas: febre, respiração rápida, tosse com secreção amarela, sede, secura na garganta e pulso rápido e cheio. Podem ser encontradas em casos de bronquite crônica.

· Espículas no centro da língua, geralmente com uma fissura larga no centro com espículas amarelas em seu interior. Manifestações clínicas: dor epigástrica, vômitos, fome, gengivas inchadas que sangram, constipação, sede e pulso rápido e cheio. Podem ser encontradas em casos de úlcera gástrica.

Indica deficiência de Yin do Estômago (ausência de saburra) e deficiência de Yin do Rim (corpo vermelho).

A língua vermelho-escura indica um estágio mais grave e avançado do calor.

Vermelho-escura com área central seca e saburra indica calor por escesso nos níveis do Qi nutritivo e do sangue, quando há fogo no Estômago. Esta condição é causada por consumo excessivo de alimentos quentes e condimentados ou alimentos frios e ricos em gordura ou consumo excessivo de álcool. Manifestações clínicas: dor epigástrica, sangramento das gengivas, sensação de queimação no epigástrio, inquietação, sede, constipação e pulso rápido e com fluxo abundante.

A língua vermelho-escura com área central seca e sem saburra indica Calor surgindo da deficiência do Yin do Rim e do Estômago. A secura resulta do consumo dos fluidos corporais. O excesso de trabalho com hábitos alimentares irregulares é frequentemente causa deste tipo de língua. Manifestações clínicas: sede, secura na boca à noite, dor lombar, zumbidos, calor nos cinco centros, transpiração noturna, estado febril ao entardecer, rubor malar e pulso rápido e fino ou flutuante e vazio.

Estagnação de sangue

· Púrpura-avermelhada, normalmente seca. Indica calor extremo nos níveis do Qi nutritivo e do sangue, com estase de sangue e consumo dos fluidos corporais. Apresenta sintomas gerais de dor localizada constante e em pontada, fluxo menstrual com sangue escuro e coágulos, agravação da dor à noite e pulso em corda, firme ou áspero, além de sinais de calor que variam de acordo com a sua localização no corpo:

· Ponta roxo-avermelhada indica estase de sangue no Coração com Calor, geralmente associada à Angina pectoris. Sintomas associados: dor no peito em pontada que pode se estender para as costas ou para região medial do braço esquerdo até o dedo mínimo, congestão torácica, palpitações, lábios arroxeados, face ruborizada, desejo de abrir as janelas para ter ar fresco, pulso em nó, firme ou áspero possivelmente abundante na posição distal esquerda. A língua também terá máculas vermelhas ou roxas na ponta, indicando estase de sangue no Coração.

· Língua roxo-avermelhado e distendida indica calor e estase de sangue no Fígado e/ou Coração, causados por consumo excessivode álcool por longo período. O extremo calor no Coração causa a língua distendida. Apresenta as mesmas manifestações clínicas descritas anteriormente (calor no Fígado e no Coração com estase de sangue, além de face muito vermelha, sede, constipação, urina escura e pulso rápido com fluxo abundante.

· Língua roxo-azulada indica Frio interno com estase de sangue. Maniestações clínicasestão normalmente associadas com a deficiência do Yang de longa data, com frio interno e estase de sangue: calafrios, frio nos membros, lábios azulados, dor abdominal, intestino solto, urina clara e copiosa, transpiração, impotência para homens, dismenorréia para mulheres e pulso profundo, firme, lento ou áspero. Outros sinais clínicos variarão dependendo da localização do frio interno:

· Ponta roxo-azulada: indica frio e estase de sangue no Coração, decorrente de uma deficiência de longa data do Yang do Coração. Manifestações clínicas: calafrios, mãos frias, tom roxo-azulado nos lábios, dor em pontada no peito que se estende para as costas ou ao longo do aspecto medial do braço esquerdo chegando até o dedo mínimo, transpiraçao espontânea, palpitações, pulso profundo e em nó.

· Superfície central roxo-azulada: indica frio e estase de sangue no Baço-Pâncreas, decorrente da deficiência crônica do Yang do BP em mover o sangue. Sinais clínicos: calafrios, tom azulado dos lábios, frio nos membros, dor abdominal, fezes líquidas, falta de apetite, pulso lento e profundo.

· Laterais da área central roxo-azulada: indicam estase de sangue no peito, que pode afetar o Coração e/ou os Pulmões, geralmente junto a uma constituição de deficiência do Yang do Coração. Manifestações clínicas: cianose dos lábios, dor em pontada no peito, depressão mental e ansiedade, sensação de constrição no peito, calafrios e pulso áspero.

· Raiz roxo-azulada: indica frio e estase de sangue no Aquecedor Inferior, decorrente da deficiência de longa data do Yang do Rim. Essa deficiência leva à formação de frio interno que obstrui o movimento de sangue e leva à sua estase. Manifestações clínicas: calafrios, frio nos membros, edema, impotência, fezes líquidas, urina clara e copiosa, dor abdominal ou lombar, pulso lento, profundo e firme. Nas mulheres ainda dismenorréia com dor em pontada intensa, infertilidade e menstruação atrasada, com coágulos de sangue.

· Língua roxo-azulada e úmida: indica frio interno por deficiência do Yang, levando à estase de sangue. Especificamente, indica frio interno no Fígado e Rins, levando ao emperramento dos ligamentos e ossos, controlados respectivamente pelo Fígado e pelos Rins.

Indica frio congelado internamente por extrema deficiência de Yang com estase de sangue. As causas dessa condição são as mesmas da língua pálida: consumo excessivo de alimentos frios e crus, ou exposição ao tempo frio e úmido por longos períodos ocorrendo junto a uma constituição de deficiência do Yang. Manifestações clínicas: calafrios, frio nos membros, fezes líquidas, urina clara e copiosa, dor lombar, impotência, dismenorréia com períodos atrasados e fluxo escasso com coágulos de sangue.

· Azul sem saburra: indica frio congelado no interior com estase de sangue e colapso total do Qi e do sangue. Manifestações clínicas podem variar amplamente, mas os sintomas e sinais comuns incluem calafrios, dor e frio nos membros, transpiração oleosa, dor lombar, dor abdominal, fezes líquidas, urina clara e copiosa, deterioração dos movimentos dos membros podendo chegar a paralisia, extrema lassidão, impotência, dismenorréia com períodos atrasados e fluxo menstrual escasso com coágulos de sangue e pulso profundo, lento, fino ou disperso.

· Superfície central azul, escorregadia e gordurosa: indica frio interno no Estômago e Baço-Pâncreas, resultante da extrema deficiência do Yang do Estômago e Baço-Pâncreas. Manifestações clínicas: sensação de constrição no peito, distensão abdominal, tosse com secreção abundante branca e espessa, falta de apetite, lassidão, intestino solto, frio nos membros, náusea e vômitosm sensação generalizada de peso e pulso profundo, fino e lento.

Saburra da Língua

É produzida pela atividade digestiva fisiológica do Estômago.

Indica a saúde dos órgãos Yang, em particular a do Estômago.

A saburra da língua, ao contrário da cor e da forma do corpo, pode mudar rapidamente de cor, de espessura e na sua distribuição como resultado do tratamento ou dos processos patológicos. É capaz de propiciar uma indicação precisa da natureza da doença, do ponto de vista dos oito princípios de identificação dos padrões, nos casos de doenças agudas adquiridas do exterior. Também fornece informações sobre uma variedade de condições internas como retenção de alimentos, Umidade, Fleuma, Calor e Frio, além de indicar imediatamente o estado dos fluidos corporais.

SABURRAS NORMALMENTE ESPERADAS NOS CASOS DE ATAQUES DE FATORES PATOGÊNICOS EXTERNOS

· Vento-Frio:

Nos estágios iniciais a saburra será fina e branca, refletindo a presença de Frio. Pode também estar levemente úmida ou levemente escorregadia, refletindo a deteriorização da função de dispersão dos fluidos dos Pulmões pela obstrução de Vento-Frio no exterior (pele e músculos). A saburra pode estar mais concentrada no terço frontal ou nas bordas da língua porque o Vento-Frio localiza-se no exterior do corpo. Outras manifestações clínicas incluem cefaléia, dor no corpo, torcicolo, presença ou ausência de transpiração e ausência de sede, calafrios pronunciados e febre baixa, aversão ao Frio e pulso apertado e flutuante.

· Vento-Calor:

Nos estágios iniciais a saburra da língua será fina e amarela, refletindo a presença de Calor. Também pode estar levemente seca porque o Calor consome os fluidos corporais. Como no caso anterior, a saburra pode estar concentrada no terço frontal ou nas bordas da língua. Em alguns casos, especialmente nas crianças, também pode haver pontos vermelhos na mesma área, refletindo a virulência em especial do fator patogênico. Outras manifestações clínicas incluem cefaléia, dor de garganta, amígdalas aumentadas, dores no corpo, sede, transpiração leve, calafrios leves e febre pronunciada e pulso rápido e flutuante.

· Calor:

Também é chamado de "calor do verão", pois ocorre apenas na época do verão. Nos estágios iniciais, a saburra da língua será fina e amarela, refletindo a presença de Calor. Também será seca porque o Calor lesa os fluidos corporais. Outras manifestações clínicas incluem aversão ao calor, transpiração profusa, cefaléia, lábios secos, sede e pulso rápido e vasto.

· Frio:

O Frio externo pode atacar o Estômago, o Útero e os Intestinos diretamente, sem haver qualquer início de manifestação no exterior do corpo. A saburra da língua em cada um desses casos será espessa, refletindo a intensidade do fator patogênico que já se encontra no exterior. A saburra será branca devido ao Frio e possivelmente úmida, indicando a obstrução do movimento normal dos fluidos pelo Frio. É importante ressaltar que, embora o Frio seja de origem externa, ele penetra diretamente no interior do corpo, manifestando-se como Frio interno. As manifetações clínicas variarão de acordo com a localização do Frio. Os principais sinais incluem dor, ou epigástrica (com náusea e vômito) ou abdominal (com diarréia), dependendo da localização do Frio no Estômago, nos Intestinos ou no Útero. O pulso será lento e apertado em todos os casos. Nas mulheres, a dor abdominal e a diarréia podem ocorrer durante a menstruação e acompanhadas por dismenorréia intensa e coágulos no sangue menstrual.

· Umidade:

A Umidade externa pode atacar Estômago, Intestinos ou músculos e canais. A saburra da língua ficará espessa devido à Umidade, também gordurosa e escorregadia, refletindo a obstrução da transformação e do transporte dos fluidos pela Umidade. Outras manifetações clínicas variarão de acordo com a localização da Umidade, mas normalmente incluem sensação de peso, distensão abdominal, sensação de plenitude no peito, intestino solto e pulso cheio e escorregadio.



SABURRA DA LÍNGUA E OS OITO PRINCÍPIOS

· Exterior:

A parte externa do corpo (pele, músculos, e canais) reflete-se no terço frontal ou nas bordas da língua. Em condições do exterior, a saburra da língua pode se concentrar nessas áreas.

· Interior:

Reflete-se na superfície central da língua. A saburra da língua pode estar concentrada nas bordas da língua no estágio inicial da invasão pelo fator patogênico externo. Se não for expulso, o fator patogênico pode penetrar mais profundamente nos Órgãos, caso em que a saburra ficará mais espessa na área central (e provavelmente se torne amarela). Essa evolução ocorre apenas dentro do contexto da penetração dos fatores externos para o interior. A saburra da língua logicamente também reflete condições internas crônicas, sendo mais espessa no centro, indicando retenção de alimentos ou Umidade no Estômago.

· Deficiência:

As condições de deficiência refletem-se pela ausência ou insuficiência de saburra. A saburra insuficiente, ou saburra sem raiz, indica a deficiência do Qi do Estômago. A ausência de saburra acompanhada de corpo da língua vermelha indica deficiência do Yin do Estômago e do Rim; já se for acompanhada de corpo da língua pálido, indica deficiência de sangue; e no caso de cor da língua normal, indica deficiência de Yin do Estômago.

· Excesso:

Sempre indicada por saburra espessa, indicando presença de fator patogênico lutando com as energias do corpo, que ainda se encontram suficientemente fortes para resisitir ao ataque. Se o corpo da língua estiver vermelho ou vermelho-escuro, a saburra indica Calor de excesso e a ausência da saburra indica Calor por deficiência.

· Calor:

A cor da saburra da língua nos padrões de Calor será amarela.

· Frio:

A cor da saburra da língua nos padrões de Frio será branca.

· Yang:

A saburra da língua não é um fator importante para diagnosticar deficiência de Yang, que é indicada pelo corpo da língua pálido. Se a deficiência de Yang levar ao acúmulo de Umidade, a saburra da língua será espessa, branca e escorregadia.

· Yin:

A deficiência de Yin é indicada pela ausência de saburra na língua. A coloração normal do corpo da língua neste caso, indica deficiência de Yin do Estômago, ao passo que o corpo da língua vermelho ou vermelho-escuro indica deficiência de Yin do Rim.

A saburra normal tem raiz, isto é, está firmemente presa à superfície da língua. Cresce igual grama no solo. Também é fina, uniformemente distribuída e não pode ser tirada raspando ou esfregando a língua.
A saburra espessa com raiz indica que as energias do corpo estão íntegras e lutando contra o fator patogênico. É um padrão de excesso.
A saburra sem raiz tem a distribuição irregular e pode ser facilmente retirada ou raspada fora da língua. A saburra fica sem raiz quando as funções do Estômago, Baço e Rim estão prejudicadas, ou seja, quando o Estômago não está transformando e "amadurecendo" os alimentos, o Baço não está separando as essências dos alimentos e os Rins não estão "evaporando" os fluidos na direção ascendente. A saburra que já estava lá fica na língua, mas não há nova formação de saburra. Com o tempo, vai sair completamente e a superfície da língua fica descascada. É um padrão de deficiência. A língua geográfica é um tipo particular de saburra sem raiz: são descascadas em pequenas áreas, as quais apresentam contornos muito bem definidos. Indica deficiência de Yin do Estômago. Yin do Estômago são os fluidos do estômago e intestinos, apresentando sintomas como azia, constipação ou pode provocar fome crônica de mastigar. É frequentemente associado a doenças auto-imunes (como artrite reumatóide e lúpus eritematoso sistêmico) e a história pregressa ou história familiar de asma, eczema atópico e rinite alérgica.

Deficiência de Yin

· Língua vermelho-pálida sem saburra indica deficiência de Yin do Estômago.

· Língua vermelha/ vermelho-escura sem saburra indica deficiência do Yin do Rim.

A saburra indica como estão os fluidos da digestão e a ausência dela pode indicar uma deficiência de fluidos no Estômago e Intestinos. Isso pode provocar uma constante fome de mastigar/roer, azia e constipação. Menopausa pode produzir um Yin deficiente transitório (ondas de calor, suores noturnos, irritabilidade e intranquilidade.

Tem saburra, mas dá para observar o corpo da língua.
· Normal: é fina e branca, indicando o bom funcionamento da digestão, podendo ser um pouco mais espessa na raiz.
· Indica que o fator patogênico está fraco e que a doença se encontra em seu estágio inicial. Ataque externo de Vento: resfriado comum, alergias e erupções alérgicas.

Não se consegue observar o corpo da língua através da saburra.

Sempre significa presença de fator patogênico e, portanto uma condição de excesso. Quanto mais espessa a saburra, mais forte o fator patogênico. Esses fatores que podem estar refletidos na saburra espessa são: retenção de alimentos, Umidade, Fleuma, Vento-Frio ou Vento-Calor, Frio ou Umidade-Frio e Calor de verão.

A distribuição da saburra sobre a superfície da língua tem um significado clínico diferente nas condições de doenças adquiridas externamente em relação às doenças geradas no interior.

Na doença contraída do exterior, a distribuição da saburra indica a localização e a profundidade do fator patogênico. Nos estágios iniciais a saburra será mais concentrada ao redor da área central ou na parte frontal da língua. Depois a mudança na distribuição da saburra é um sinal importante do avanço ou regressão do fator patogênico.

Em casos de doença aguda contraída do exterior, as alterações na distribuição ocorrem em um único dia ou em até mesmo em horas.

Nas doenças geradas internamente a distribuição da saburra não indica evolução do fator patogênico, mas reflete a localização do acometimento de acordo com as normas de correspondência na topografia da língua.

Nesses casos a referência é a saburra completa (que cobre toda a língua) ou saburra parcial (que cobre apenas uma parte da língua). Neste último caso, o significado clínico da distribuição parcial da saburra deve levar em consideração as áreas da topografia da língua correspondentes aos Órgãos:

MAIS ESPESSA NA RAIZ DA LÍNGUA
Indica Umidade-Calor no Aquecedor Inferior ou no Intestino Grosso.

Muito frequente em pessoas que comem muita carne ou muita quantidade de alimentos gordurosos, doces, frios e laticínios.

Umidade-Calor no TA Inferior também pode ser indicada por obesidade localizada no baixo abdomen e por sintomas como diarréia, corrimento vaginal amarelo e mal cheiroso, sífilis.

ESPESSA NO CENTRO
Fleuma e Umidade no Aquecedor Médio (órgãos digestivos), indicando alteração metabólica de fluidos. Apresenta sintomas como nauseas, doenças de movimento, falta de apetite, fadiga.

SABURRA UNIFORME EM TODA LÍNGUA
Indica Fleuma ou Umidade sistêmica.

· Umidade é uma patologia úmida que surge de uma digestão fraca ou dieta produtora de Umidade. Pode se manifestar como visão embaçada, peso nos membros, cefaléia com sensação de peso, edema, pode provocar estagnação nos meridianos provocando artrite agravada por tempo úmido.

· Fleuma pode surgir após a Umidade ter se tornado mais densa. Fleuma sólido é aquilo que é expelido. Fleuma não-sólido pode estagnar os meridianos e provocar parestesias ou neuropatias, fazendo regiões do corpo apesentarem formigamento sem razão. Doença de Menier é às vezes causada por fleuma com vento no corpo.

 Língua com saburra espessa pegajosa pode ser resultado de medicamentos antidepressivos. Não há certeza se esse tipo de língua é causado pela depressão, se fleuma no corpo pode causar certos problemas emocionais ou se a própria droga causa o espessamento da saburra, mas há relações, segundo Al Stone.

A saburra normal da língua é levemente úmida, indicando bom suprimento e movimento dos fluidos corporais. Propicia uma indicação do estado dos fluidos corporais.
SABURRA SECA: pode surgir por uma variedade de razões. 
Saburra seca e amarela: a causa é excesso de Calor no Estômago, Pulmões ou Fígado.Saburra seca, amarela e fina: Vento-Calor externo.

Língua descascada, sem saburra e seca: deficiência de Yin do Rim.

· Saburra seca e sem raiz: deficiência de Yin do Estômago.

· Um tipo especial de saburra seca pode surgir da deficiência de Yang com retenção de Umidade. Nesse caso, a língua normalmente estará excessivamente úmida pois o Yang Qi falhou em movimentar os fluidos, que se acumulam. Mas em casos graves de deficiência de Yang com retenção de Umidade, a Umidade obstrui o Qi, que fica incapaz de movimentar e transformar os fluidos, o Yang Qi deficiente também fica incapaz de movimentar os fluidos para cima, resultando em uma língua seca. Nesse caso a boca fica seca, mas não há sede ou se houver será de líquido em temperatura natural e em pequenos goles. A ausência de sede é o sintoma essencial que distingue dos casos de Calor seja por excesso ou deficiência.

SABURRA ÚMIDA: também pode surgir por uma variedade de razões.
Saburra úmida e branca: causada por deficiência de Yang com retenção de Umidade.Saburra úmida, branca e fina: Vento-Frio exterior.Saburra escorregadia: é pegajosa e semitransparente, indica Umidade ou Fleuma (origem externa ou interna) por deficiência de Yang.

A saburra bolorenta é bem espessa e irregular em sua distribuição. Tem a aparência esfarelada e pode ser retirada da língua quando raspada, indicando que não tem raiz. O significado clínico reflete a presença de Calor no Estômago (saburra amarela), normalmente associado com deficiência de Yin do Estômago. Casos de úlceras gástricas apresentam esse tipo de língua. A saburra gordurosa é mais espessa na área central da língua. É escorregadia e pegajosa, mas parece mais áspera que a saburra escorregadia. Não é capaz de ser retirada ao ser raspada, indicando ter raiz. Indica que o Qi não consegue transformar os fluidos, que então se acumulam para formar Umidade ou Fleuma.

SABURRA BRANCA

· Saburra levemente úmida, fina e branca é a cobertura normal da língua. Nos ataques de Vento-Frio, Vento-Umidade ou Umidade-Frio, a saburra também pode ser fina, branca e levemente úmida, indicando que o fator patogênico ainda não penetrou profundamente no organismo.
Saburra branca, fina e escorregadia indica ataque externo de Umidade-Frio se acumulando, podendo causar alterações metabólicas com sintomas como fadiga, edema, inabilidade para concentração e dores em peso que se agravam por tempo únido ou umidade.Saburra branca, espessa e escorregadia indica uma condição interior de Umidade ou Frio com retenção de alimentos no Estômago.Saburra branca, fina e seca indica deficiência de sangue ou de Yang (corpo da língua pálido); invasão de Vento-Frio ou Vento-Calor lesando os fluidos do Pulmão (corpo da língua normal). Apresentará febre e aversão ao frio se os fatores patogênicos ainda se encontrem no exterior. Se houver febre sem aversão ao frio, o fator patogênico externo foi removido, mas os fluidos do Pulmão foram lesados. Também pode indicar invasão de secura.Saburra branca, espessa e úmida indica ataque externo de Vento-Frio, quando o fator patogênico é forte. Pode ocorrer nos padrões de Yang maior ou Yang menor. Numa condição interna, essa saburra indica retenção de Umidade-Frio geralmente no Aquecedor médio.Saburra branca, espessa e seca indica retenção de fluidos sujos no interior com Calor.Saburra branca, espessa e gordurosa indica deficiência de Yang do Estômago e Baço com retenção de alimentos ou Umidade. A saburra é mais espessa no centro e na raiz.

Saburra branca, espessa, gordurosa e escorregadia indica deficiência do Yang do Baço com retenção de Umidade-Frio ou fleuma. Aparência de queijo cottage ou mingau.

· Saburra branca, espessa, gordurosa e seca: o Qi do centro e os fluidos do Estômago podem estar deficientes levando à formação de fleuma e exaustão dos fluidos corporais, respectivamente. Ou Calor interno com fleuma.

· Saburra branca, áspera e com fissuras indica ataque de Calor do verão lesando o Qi

Saburra branca, pegajosa e gordurosa indica Umidade ou Fleuma Aquecedor médio por deficiência do Qi do Baço ou Yang do Baço ou ataque exterior de Umidade no nível do Qi.

· Saburra branca e em pó indica Calor exterior (corpo levemente vermelho na ponta ou lados), Toxina interna (corpo vermelho/vermelho-escuro), Calor no Triplo Aquecedor (corpo vermelho).
Saburra branca como neve, com flocos brancos, indica esgotamento do Yang do Baço com Umidade-Frio no Aquecedor médio.

Saburra branca e bolorenta (rançosa), como leite talhado, indica deficiência do Yin do Rim e do Estômago, levando a Calor, com Umidade tóxica no interior. É encontrado em condições crônicas de longa duração. O Yin do Rim e o Yin do Estômago deficientes ficam incapazes de transformar os fluidos, levando à formação de Umidade. A deficiência de Yin do Estômago leva à formação da saburra espalhada.

· Metade branca e escorregadia do lado direito indica fator patogênico metade no exterior e metade no interior; lado esquerdo indica Calor no Fígado.

· Saburra branca com pontos negros: fator patogênico externo penetrando no interior e transformando-se em Calor.

· Saburra branca com espículas negras: Frio verdadeiro, Calor falso; Frio transformando-se em Calor. 



SABURRA MARROM



Sugere Calor interno danificando o Yin, como febre alta ou outra fonte de calor causando desidratação. Também se vê esse tipo de língua em fumantes severos, que é um outro tipo de Calor danificando o Yin (sendo neste caso os fluidos saudáveis do Pulmão). Tem o mesmo significado clínico da saburra amarela.



SABURRA CINZA: doença de longa data

· Cinza úmida e escorregadia: Umidade-Frio no Baço

· Cinza e seca: Calor por excesso lesando fluidos corporais



SABURRA NEGRA: doença de longa data

· Negra, escorregadia e gordurosa: Umidade-Frio no Estômago e Intestinos

· Negra bilateral sobre branca: Frio por deficiência do Aquecedor médio (úmida)/ Calor por excesso no Estômago e Baço (seca)

· Negra no centro e branca e escorregadia nas laterais: deficiência do Yang do Baço com Umidade-Frio no interior

· Negra e gordurosa no centro e amarela dos lados: Umidade-Calor no Baço e no Estômago

· Negra, seca e com fissuras: esgotamento do Yin dos Rins, com Calor secando fluidos corporais; ou deficiência de Yang com Frio interno



SABURRA BRANCA E AMARELA

· Metade amarela, metade branca (longitudinalmente): Calor no Fígado e Vesícula Biliar

· Branca no centro e amarela ao redor: fator patogênico acaba de penetrar no interior, se transformando-se em Calor.

· Amarela no centro e branca ao redor: Calor interno começando a se dissipar.

SABURRA BRANCA E CINZA

· Branca, cinza e úmida: Umidade-Frio no interior

· Branca, cinza e suja: Umidade-Frio ou Fleuma de longa duração

· Metade branca, metade cinza: Frio metade no exterior e metade no interior

SABURRA AMARELA PÁLIDA: É fina e branca na área central e amarela pálida por fora da língua.

· Ataque exterior de Vento-Calor;

· Vento-Frio tornando-se Calor;

· Umidade-Calor no peito e Aquecedor médio.

Pode apresentar essa coloração após ingestão de chá, café ou por exemplo um doce colorido artificialmente.

Indica baixo grau de Calor no corpo inteiro, como febre baixa ou calor no sitema digestivo.

SABURRA AMARELA



Calor interno, significando febre ou algumas funções metabólicas em hiperatividade.

Também pode ser indicativo após ingestão de chá, café ou fumo ou após uma grande refeição.
Amarela e escorregadia: Umidade-Calor. Ex: icterícia.Amarela suja: Umidade-Calor no Estômago e IntestinosAmarela, pegajosa e gordurosa: Calor e fleuma

Amarela e seca: Calor lesando os fluidos

· Amarela na raiz, branca na ponta: fator patogênico exterior acabando de transformar-se em Calor e penetrando no interior

· Faixas amarelas bilaterais e restante branca: em doença aguda, indica fator patogênico exterior penetrando no interior; ou no curso de uma doença crônica interna, indica Calor no Estômago e Intestinos

· Faixas amarelas bilaterais e restante amarela: Calor no Fígado e Vesícula Billiar 

Sugere Calor interno danificando o Yin, como febre alta ou outra fonte de calor causando desidratação. Também se vê esse tipo de língua em fumantes severos, que é um outro tipo de Calor danificando o Yin (sendo neste caso os fluidos saudáveis do Pulmão). Tem o mesmo significado clínico da saburra amarela.



SABURRA CINZA: doença de longa data

· Cinza úmida e escorregadia: Umidade-Frio no Baço

· Cinza e seca: Calor por excesso lesando fluidos corporais

doença de longa data

· Negra, escorregadia e gordurosa: Umidade-Frio no Estômago e Intestinos

· Negra bilateral sobre branca: Frio por deficiência do Aquecedor médio (úmida)/ Calor por excesso no Estômago e Baço (seca)

· Negra no centro e branca e escorregadia nas laterais: deficiência do Yang do Baço com Umidade-Frio no interior

· Negra e gordurosa no centro e amarela dos lados: Umidade-Calor no Baço e no Estômago

· Negra, seca e com fissuras: esgotamento do Yin dos Rins, com Calor secando fluidos corporais; ou deficiência de Yang com Frio interno

· Metade amarela, metade branca (longitudinalmente): Calor no Fígado e Vesícula Biliar

· Branca no centro e amarela ao redor: fator patogênico acaba de penetrar no interior, se transformando-se em Calor.

· Amarela no centro e branca ao redor: Calor interno começando a se dissipar.

· Branca, cinza e úmida: Umidade-Frio no interior

· Branca, cinza e suja: Umidade-Frio ou Fleuma de longa duração

· Metade branca, metade cinza: Frio metade no exterior e metade no interior

Região do Hipoglosso 

Particularmente das duas veias sob a língua, localizadas ao lado do frênulo da língua.
É importante que a língua não fique estirada com muita força, já que isso pode fazer com que as veias fiquem distendidas muito rapidamente. Elas refletem a estase de sangue ou Qi no Aquecedor Superior, antes mesmo de afetarem alterações no corpo da língua.
Algumas alterações circulatórias podem causar essas veias maiores e mais extensas, tendo sintomas como mãos e pés frios, dores no peito, dores agudas e fixas, cefaléia, tumores, tecido fibrocístico e endometriose.
Estagnação de sangue pode originar patologias do sistema nervoso central, especialmente quando o fator etiológico é um acidente vascular cerebral.

01.

Veias distendidas

Se as veias estiverem distendidas,  mas não escuras, indicam estagnação de Qi. Se estiverem escuras, indicam estase de sangue.

 

02.

Veias finas

Veias finas indicam uma condição de deficiência.

03.

Veias amareladas

Veias amareladas indicam umidade túrbida se lançando para cima

04.

Veias esbranquiçadas
e escorregadias 

Veias esbranquiçadas e escorregadias indicam a presença de umidade-frio e são mais frequentemente observadas em doenças obstrutivas dolorosas.

05.

Veias vermelho-arroxeadas e brilhantes

Veias vermelho-arroxeadas e brilhantes indicam umidade-calor no nível do Qi nutritivo.

Bibliografia 


Maciocia, Giovanni
Diagnóstico pela língua na medicina chinesa
São Paulo : Roca, 2003.

Maciocia, Giovanni
Os fundamentos da medicina chinesa: um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas São Paulo : Roca, 1996.

Stone, Al
www.beyondwellbeing.com

Pin, Son Tian
Atlas de Semiologia da Língua  São Paulo : Roca, 1994. 

AUTORES

Dra. Alessandra Okiyama

Pesquisa e Monografia
leleok@yahoo.com.br

Ephraim Ferreira Medeiros

Design e programação do Módulo
webmaster@acupunturabrasil.org