Síndromes Energéticas

Elemento Fogo

Síndromes do Coração e Intestino Delgado

Deficiência do Qi do Coração

Pior por esforço, cansaço, palpitações, falta de alegria ou labilidade emocional.

Vazio, talvez variável ou com fluxo abundante.

Depressão na área do Coração.

VC4, VC17, E36, R3 Ton M; C7 Ton (Ross)
C5, CS6, B15, VC17, VC6 (Maciocia) 

Este padrão inclui sinais genéricos de deficiência do Qi tais como dispnéia, palpitação, sudorese, palidez, cansaço e pulso vazio.

1. Perda de sangue
Este padrão pode ser causado por patologias crônicas e depois de hemorragias severas ou de perdas de sangue crônicas e persistentes o que causa uma deficiência do sangue do coração que acabará levando a uma deficiência do Qi do coração.

2. Alterações emocionais
Alterações emocionais geralmente ligadas a tristeza podem levar a deficiência do coração.

Deficiência do Yang do Coração

Exaustão, palidez, talvez cianose, extremidades frias, sensações de frio, palpitações, talvez dor peito.

Vazio a pequeno, profundo, Lento.

Pálida, inchada, úmida.

VG20, VC4, VC6 , VC17,VC8, R2 Ton M (Ross)
C5, CS6, B15, VC17, VC6 , VG14 (Maciocia) 

Alguns sintomas são os mesmos que para deficiência do Qi do coração já que a deficiência do Qi do coração pode ser considerada dentro da deficiência do yang do coração.
A sensação de frio nas mãos é decorrente do fato de que o yang do coração não consegue transportar o Qi defensivo para as extremidades e aquecê-las.
A plenitude na região torácica ocorre pelo fato de que o yang do coração não movimenta o Qi do tórax e conduz a estagnação suave do Qi nesta região.
A face pálida e brilhante é típica do padrão de deficiência do yang ( na deficiência do sangue estaria pálida e opaca).
A língua pálida ocorre porque o coração não consegue transportar sangue suficiente para ela e fica edemaciada e úmida porque os fluídos não estão sendo transformados corretamente pelo yang do coração e se acumulam sobre ela.
O pulso é profundo e debilitado porque reflete a deficiência do yang, nos casos severos ele estará em nó. 

É basicamente a mesma que a de deficiência do Qi do coração, mas pode derivar de uma deficiência crônica do yang do rim, já que este é a fonte de todo o yang do corpo e portanto pode ser ocasionada por qualquer causa de deficiência yang do rim.

Deficiência de Sangue do Coração

Cansaço, tonteira, insônia, palpitações memória fraca, palidez.

fino e áspero.

Pálida, fina, talvez seca.

VC4, VC17, E36, BP6, BP10, Ton M, C7, CS7 H (Ross)

C7, CS6, VC14,VC15, VC4, B17, B20 (Maciocia) 

O coração governa o sangue, se este for deficiente ele sofrerá e a mente estará desprovida de sua residência e portanto pode ocorrer insônia, sono com sonhos inquietantes, ansiedade, memória fraca e propensão a se assustar.
O sangue é a mãe do Qi e se o sangue do coração for deficiente o Qi do coração também será deficiente causando palpitação.
No caso de deficiência do sangue do coração a palpitação ocorrerá mais durante o dia, após a prática de algum esforço físico e sem outra sensação específica, no caso da deficiência de Qi do coração a palpitação ocorrerá mais ao anoitecer, mesmo durante o descanso e com uma leve sensação de desconforto no tórax ou sintoma de ansiedade.
A tontura é um sintoma geral de deficiência do sangue, sendo causada pelo fato de o sangue não conseguir nutrir o cérebro.
O aspecto pálido opaco reflete a deficiência do sangue.
A língua é uma ramificação do coração e quando o sangue do coração for deficiente não haverá sangue suficiente para alcançar a língua que se tornará pálida. A secura leve também está relacionada com a deficiência do sangue bem como se encontrará fina pelo mesmo motivo.
O pulso agitado ou fino reflete a deficiência do sangue.

1. Dieta pobre em nutrientes ou pobre em alimentos produtores de sangue podem conduzir a deficiência do baço ( que é responsável pela transformação dos alimentos em Gu Qi que é a base para a produção do sangue). A deficiência do baço por um longo período pode produzir uma deficiência do sangue e esta por sua vez debilita o coração e provoca a deficiência do sangue do coração.
2. A ansiedade e a preocupação por um longo período podem perturbar a mente e por sua vez esta pode deprimir a função do coração e conduzir a deficiência do sangue no coração.
3. Hemorragias severas ( como as que ocorrem durante o parto) pode provocar a deficiência dos sangue e este causar a deficiência do sangue do coração; o que para a MTC é a causa da depressão e da confusão puerperais.

Estagnação do Qi do Coração

Tristeza e depressão que melhoram com exercícios físicos ou estímulo social, talvez dor ou sensação de opressão no peito.

Retardado, talvez irregular.

Talvez levemente violácea.

VC6, VC17, P7, CS8, BP6, F3 H (Ross)

Estagnação do Sangue do Coração

Dor e desconforto na região cardíaca, talvez com irradiação para o braço, talvez cianose dos lábios e unhas.

em corda, talvez áspero ou Irregular .

Violácea

  VC14, VC17, CS1, CS8, BP4, BP21 Disp
+ VC4, R7 Ton M para Deficiência do Yang do Rim (Ross)

B14, B15, TA14, TA17, CS6, C5, B17, P4 (Auteroche)

CS6, CS4, C7, VC17, B14, B17, BP10, R25 (Maciocia) 

Este padrão não ocorre por si só, mas é decorrente de outros padrões do coração, na maior parte das deficiências do yang ou do sangue do coração ou do fogo do coração e portanto os sintomas dependem de que padrão deriva este estado. Na prática os sintomas descritos ( que tem a ver com estase do sangue do coração) se somam a alguns sintomas de deficiência do yang ou do sangue do coração ou ao fogo do coração.
Em qualquer caso este padrão será muito semelhante ao descrito pela medicina ocidental como angina no peito.
A cianose nas mãos e nos lábios e as mãos frias são decorrentes da estagnação do sangue do coração que não consegue alcançar a face e as mãos. A estase do sangue no tórax também obstrui a circulação do Qi toráxico que normalmente apresenta a função de auxiliar o movimento do Qi do pulmão e do coração para as mãos resultando em mãos frias.
A cor púrpura da língua reflete a estase do sangue; na maioria dos casos ela é púrpura azulada refletindo o frio interno da deficiência do yang causando a estase do sangue. Pode ser vermelho púrpura se estiver associada ao fogo do coração.
O pulso em nó é lento(frio) e se interrompe em intervalos irregulares ( estagnação do sangue impede a circulação adequada do sangue).

Alterações emocionais, principalmente ansiedade, dor, ressentimento ou fúria contidos por um longo período podem provocar a estagnação do sangue no tórax.
Este padrão pode ser derivado de outros padrões do coração, principalmente da deficiência do yang do coração. Mas todas estas causas conduzindo a deficiência do yang do coração podem no decorrer do tempo conduzir a estagnação do coração.

Deficiência do Yin do Coração

Ansiedade com inquietação e insônia, palpitações, sensação de calor, rubor na região malar, transpiração, boca seca

Fino, rápido, talvez irregular

Vermelha, especialmente na ponta, fina, seca, talvez rachada na ponta, sem saburra.

VC14, VC17, C7 H, C3 , BP6, R6 Ton (Ross)

C7, CS6, VC14, VC15, VC4, C6 , BP6, R7 , R6 (Maciocia) 

Não é possível apresentar deficiência do yin do coração sem deficiência do sangue do coração já que o yin do coração engloba o sangue. Assim os sintomas para deficiência do sangue do coração estarão todos aqui, mas há uma leve diferença quanto a insônia: aqui o paciente não só tem dificuldade de dormir mas quando consegue acorda várias vezes, ao contrário da insônia causada pela deficiência do sangue onde apesar da dificuldade para pegar no sono, quando a pessoa finalmente consegue dorme toda a noite.
Na deficiência do yin há uma irritabilidade e uma inquietação típicas, onde a pessoa se sente inquieta, muito agitada, sem uma razão específica e isto é acompanhado por uma sensação de calor, principalmente tarde da noite.
Agitação malar, rubor malar e calor nos cinco palmos, febre baixa ou sensação de calor, boca e garganta secas e sudorese noturna são decorrentes do calor vazio originado pela deficiência do yin, que é freqüentemente acompanhada ou provocada por uma deficiência do yin do rim.
Este padrão é mais comum na meia idade ou em pessoas mais idosas, uma vez que a deficiência do yin surge normalmente. O padrão de deficiência do sangue é mais comum em pessoas jovens, principalmente em mulheres.
A língua é vermelha e descascada: vermelha por causa da agitação do calor vazio e descascada por causa da deficiência do yin. A ponta vermelha e edemaciada com pontos vermelhos reflete a agitação do calor vazio dentro do coração. A rachadura na linha média pode aparecer em quaisquer padrões do coração. Se ela for superficial sem qualquer modificação da cor da língua indica uma debilidade levemente constitucional do coração e não alguma modificação patológica. Se a rachadura for profunda e a ponta for mais vermelha do que o resto ou mesmo edemaciada isto indica que o coração está debilitado mas que há uma mudança patológica no Qi do coração.
O pulso vazio e flutuante reflete a deficiência do yin e está freqüentemente debilitado em ambas as posições posteriores refletindo também a deficiência do yin do rim e o fluxo abundante nas posições frontais revelando a agitação do calor vazio do coração.

Ansiedade persistente, preocupação e uma vida profissional muito agitada podem danificar o yin Qi. Se esta situação for acompanhada de alterações emocionais profundas e ansiedade a mente torna-se afetada e a deficiência de yin do coração se desenvolve.
A deficiência de yin do coração pode surgir após um ataque de calor exterior que consome os fluídos corpóreos e exaure o yin do coração.

Fogo no Coração

Hiperexcitabilidade, excesso de entusiasmo, desassossegado, hiperatividade com pressa, loquacidade, mania e talvez depressão grave, talvez toda a face vermelha, sensação de calor.

Cheio, rápido, talvez irregular.

Vermelha escura, especialmente na ponta, saburra amarelada.

VC14,CS8, R1 Disp; R6, BP6 Ton
+ F1, F2 Disp para Fogo no Fígado
+ IG11 , E45 Disp para Fogo no Estômago
(Ross) 

Este é um padrão de calor cheio no coração. Há vários sintomas de calor como sede, rubor facial, sensação de calor, língua vermelha e pulso apressado ou rápido e de fluxo abundante.
A língua é derivada do coração e quando há fogo o excesso de calor ascende para a língua causando úlceras que tem bordas vermelhas e proeminentes e são muito doloridas ( se tiverem bordas brancas podem decorrer de deficiência de yin calor vazio).
A agitação mental é muito pronunciada e decorre do excesso de calor no coração afetando a mente. A insônia é decorrente deste mesmo estado e com freqüência o paciente acorda com sonhos inquietantes geralmente com vôos e fogo.
O rubor facial é decorrente da chama do calor ascendente que se manifesta na compleição ( que é uma manifestação externa do coração) e neste caso a face inteira estará vermelha.
O gosto amargo é sinal de calor cheio no coração uma vez que é a língua quem controla o gosto. Este tipo de gosto é diferente do que provém do fogo no fígado porque neste último caso o gosto só aparece de manhã e está relacionado a qualidade do sono que a pessoa teve.
A urina de coloração escura ou com sangue se deve a transmissão do fogo do coração para o intestino delgado e deste para a bexiga.
A língua é vermelha com saburra refletindo o calor cheio. A ponta vermelha e edemaciada mostra que o calor está no coração.
O pulso rápido mostra calor e sua característica de fluxo abundante nas posições frontais mostra a presença do fogo no coração.

Fogo do Coração se movendo para baixo

Inquietação e agitação, talvez sensação de calor e desconforto no peito, sede, talvez úlceras na língua, talvez queimação durante micção ou hematúria.

Rápido, com fluxo abundante.

Vermelha com ponta vermelho-escura, saburra amarelada.

C5,VC8, ID2 , ID5 , E39 Disp
+VC3, BP6 para cistite
+VC23, VC24, E4, E45 Disp para úlceras na língua (Ross)

IG4 em direção ao CS8, C7, B15, VG15, R3 (Auteroche)

Medo do Rim invade o Coração

Sobressalto com receio e apreensão, medo de perder o controle das emoções ou de uma situação, talvez sensação de tremor real.

Vazio ou fino, talvez móvel ou Irregular .

Talvez trêmula.

VG20, VC14, R1 H, VC4, C7, R3, E36 Ton (Ross)

Fleuma no Coração

Depressão, confusão ou embotamento mental, talvez discurso confuso ou reduzido, letargia, talvez sensação de opressão ou dor vaga no peito.

Escorregadio, talvez em Corda ou Retardado.

Talvez aumentada de volume, talvez pálida, saburra espessa gordurosa.

VC17, B15, C5, C9, CS5, E40 Disp,VC12 Ton M (Ross)
C9, CS5, B15, E40 , VG26, VC12 , B20 (Maciocia)

É um padrão do tipo excesso sendo muito similar ao anterior menos pelo fogo. Este padrão é observado tanto em crianças como em adultos após um AVC e nos dois casos todos os sintomas mentais do padrão anterior estão ausentes.
A confusão mental, estupor letárgico, inconsciência, todos estes sintomas são decorrentes da fleuma obscurecendo o coração e portanto a mente. Como o coração abre-se na língua a fleuma a impede de mover-se e aqui os orifícios do coração ( mente e língua) estão obstruídos.
Os sintomas de vômito e crepitação na garganta são decorrentes da fleuma obstruindo o tórax.
A saburra pegajosa e escorregadia bem como o pulso escorregadio refletem a presença da fleuma.

1. Em crianças – constitucional
2. Em adultos – pode ser causada pelo consumo excessivo de alimentos crus, frios e gordurosos provocando a fleuma combinada com alterações emocionais severas tais como ansiedade persistente.

Fleuma Fogo no Coração

Inquietação, confusão ou perturbação da mente ou das emoções, que podem ser graves, talvez, discurso incoerente, insônia ou palpitações.

Cheio ou com fluxo abundante , rápido.

Vermelha ou vermelha escura com saburra espessa amarelada e gordurosa.

VG20, VG24, B15, C5, CS5, R1,E40 Disp (Ross)
C9, CS9 S CS5, C8, VG14, VG26 (Auteroche)
CS5, C7, C8, C9, CS7, VC15, B15, VC12 , E40 , BP6, F3, F2, B20, VG20, VB13, VB15, VG24 (Maciocia)

Este é um padrão de excesso caracterizado pela presença do fogo ou fleuma obstruindo o coração e afetando a mente. Embora os sintomas principais derivem da disfunção do coração este padrão é caracterizado pelo Qi deficiente do baço, incapaz de transformar e transportar os fluídos corpóreos que se acumulam na fleuma. O calor ajuda neste processo de condensar os fluídos em fleuma. Na verdade há dois aspectos separados neste padrão que podem aparecer alternadamente ou separadamente ( como na depressão bi polar)
- depressão mental e apatia, resmungar consigo próprio (Dian – insanidade em chinês)
- risada ou choro descontrolado, falar gritando, comportamento violento, bater ou xingar as pessoas, discurso incoerente ( Kuang – comportamento violento em chinês)
Ambos são padrões do tipo excesso causado pela fleuma e o fogo obstruindo o coração e a mente.
A obstrução dos orifícios do coração pode, nos casos extremos, afetar a mente como um todo e provocar afasia e coma.
A saburra de cor amarela e pegajosa reflete a fleuma e a cor vermelha reflete o calor. As pápulas amarelas dentro da rachadura da língua na linha média também refletem a presença da fleuma.
O pulso escorregadio indica a presença da fleuma.

- Alterações emocionais severas e depressão provocam a estagnação do Qi que por um longo período se transforma em fogo.
- O consumo excessivo de alimentos quentes e gordurosos origina o calor e a fleuma
- Este padrão pode ocorrer durante a febre do calor exterior invadindo o pericárdio e neste caso não haveriam os sintomas mentais, somente a confusão mental e inconsciência. O calor externo pode ser também um dos fatores que contribuem na formação da fleuma.

Calor no Intestino Delgado

Inquietação e agitação, talvez sensação de calor e desconforto no peito, sede, talvez úlceras na língua, talvez queimação durante micção ou hematúria.

rápido, com fluxo abundante .

Vermelha com a ponta vermelha escura, saburra amarelada.

 C5,VC8, ID2 , ID5 , E39 Disp (Ross)
+VC3, BP6 Disp para cistite (Ross)
+ VC23, VC24, E4, E45 Disp para úlceras na língua
Refrescar e fazer escoar a plenitude de calor (Auteroche)
ID2, ID5, C5, C8, E39 (Maciocia)

Este padrão está intimamente relacionado com a chama do fogo do coração e é um calor cheio no interior.
O fogo no coração causa agitação mental, úlcera lingual, dor de garganta e sede.
Este fogo é transmitido para o intestino delgado com o qual o coração está interna e externamente ligado e interfere na função do intestino delgado de separa fluídos no aquecedor inferior e os queima causando urina escassa e escura e micção dolorosa. Nos casos severos de calor pode fazer com que o sangue extravase resultando em sangue na urina.
A surdez é causada pela obstrução do fogo no meridiano do intestino delgado que penetra na orelha.
A língua reflete o calor cheio e a ponta pode ser mais edemaciada e cheia refletindo o fogo no coração.
O pulso é rápido por causa do calor do fluxo abundante decorrente do fogo no coração.

Este padrão é ocasionado por alterações emocionais, tais como grande ansiedade por longo período, principalmente relacionado a pressões ou direcionamentos sobre a vida da pessoa. Também ocorre com freqüência em comportamentos maníacos em pessoas que são dirigidas por um desejo incontrolável de empreender diferentes e numerosos projetos, gastando energia em várias direções. Esta energia bem canalizada pode tornar estas pessoas criativas, produtivas, imaginativas e normalmente artísticas.

Obstrução do Qi no Intestino Delgado

Obstrução intestinal aguda com dor violenta, talvez sem passagem de gases ou fezes, talvez vômito de matéria fecal.

Em corda, talvez Escorregadio e com fluxo abundante.

Saburra espessa.

Condições graves necessitam de tratamento médico ocidental imediato. (Ross)
VC6 , VC12 ,CS8, E25, E29, F3 Disp (Ross)
E39, Lanweixue (ponto extra), VC6 , VB34, E25, BP6, F3 (Maciocia)


É caracterizado pela grande obstrução e estagnação no intestino delgado, daí a dor violenta, repentina e a constipação.
A obstrução é tal que interfere na função descendente do estômago e causa vômito.
Sob o ponto de vista ocidental assemelha-se a um ataque agudo de apendicite.

Este padrão pode ser causado pelo consumo excessivo de alimentos frios e crus que bloqueiam completamente a função de transformação do intestino delgado

Dra. Flávia M. Parente 

Pesquisa e Monografia

flaviamparente@uol.com.br 

Ephraim Ferreira Medeiros

Design do Módulo

webmaster@acupunturabrasil.org